O Programa Preservação Ambiental, da TV Canção Nova, leva informações técnicas sobre fauna, flora, projetos ambientais, ecoturismo, legislação, biodiversidade, além de informações turísticas, de lazer, cultural e históricas de diversos locais do país.
Durante quatro programas, a TV vai apresentar as potencialidades de Coqueiro Baixo e da região Alta do Vale do Taquari. O Preservação Ambiental, que vai ao ar todos os domingos, às 7h30min, já reproduziu, desde o dia 8 de outubro, dois dos quatro especiais gravados na região.
O prefeito de Coqueiro Baixo, Adelcio Sestari, explica que a iniciativa de realizar os vídeos no município surgiu a partir de uma sugestão do filho Adriano Sestari e do genro Alexandre Silva. Ambos trabalham na emissora católica da Fundação João Paulo II, em São Paulo. “É importante mostrar nossa região, não só para o Estado, mas para outros países também, pois a Canção Nova não é só regional, mas possui transmissão internacional”, explica o prefeito.
Sestari auxiliou os profissionais, através de hospedagem, deslocamento e alimentação. “Eles ficaram três dias na cidade e eu os hospedei em minha casa e os ajudei com recursos próprios a pagar as despesas de alimentação e do transporte utilizado nas gravações”, diz.
Ao todo, a equipe formada por Marcelo Chaves, Marcelo Godoy, Ronaldo Oliveira, Charles Eduardo e Nelson Perroni ficou uma semana no Rio Grande do Sul. Eles tiveram o acompanhamento de profissionais do Comando Ambiental da Brigada Militar do RS.
Na região, eles mostraram pontos da cidade, atrativos turísticos e ambientais de Coqueiro Baixo e, ainda, locais de Doutor Ricardo, Anta Gorda, Putinga, Nova Bréscia e do Rio Taquari.
Os dois programas que faltam ser exibidos irão ao ar nos próximos domingos, dias 23 e 30, às 7h30min.
O sinal da TV Canção Nova está disponível em mais 350 retransmissoras de TV e de 200 operadoras de TV por assinatura, dentre elas SKY (canal 24), Embratel (canal 119), NETBH e NET Brasília.
No Vale do Taquari, os programas podem ser sintonizados, através de antena parabólica, pelo canal 29.
Texto: Caroline Rodrigues/ Portal Região dos Vales
Foto: Reprodução