Turisvales se propõe a colocar os Vales em um novo cenário turístico

///Turisvales se propõe a colocar os Vales em um novo cenário turístico

Turisvales se propõe a colocar os Vales em um novo cenário turístico

Rosa, Fontana e Roman, regiões unidas para promover o Turisvales

Rosa, Fontana e Roman, regiões unidas para promover o  Turisvales

Com o objetivo de estimular e promover o turismo regional, os Vales do Rio Pardo e Taquari apresentaram na noite desta quarta-feira, dia 17, a programação do 1º Salão de Turismo dos Vales – Turisvales. A solenidade de lançamento aconteceu no Salão Troller, no Parque Histórico de Lajeado, e contou com a presença de autoridades políticas, lideranças do turismo, empreendedores e imprensa.

O evento, que ocorre nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2013 no Parque do Imigrante, no Vale do Taquari, colocará em evidência os principais destinos, produtos e segmentos do turismo do Sul do país. Os espaços do Salão de Turismo dos Vales – Explore Novos Caminhos serão divididos em Feira de Rotas e Roteiros Turísticos, Atividades Técnicas e Rodada de Negócios, Festival de Cultura, Gastronomia Regional e Produtos Regionais.

O coordenador do evento, Rafael Fontana, apresentou a programação oficial. A expectativa, segundo ele, é receber 8 mil visitantes, além de 500 representantes de agências de turismo e jornalistas. Nesta primeira edição serão ocupados 130 espaços divididos em três pavilhões. Mais de 180 profissionais estão envolvidos nos preparativos.

Segundo Fontana, o Turisvales busca fortalecer o turismo nos Vales e no Estado. “Vamos oferecer, com as atividades técnicas, ferramentas para os empreendedores qualificarem seus produtos e serviços e alternativas para ampliar os investimentos privados no setor. E também será a oportunidade para as regiões, por meio dos roteiros e eventos, terem contato direto com os agentes de viagem, ampliando a comercialização dos produtos turísticos”, disse.

Agências de turismo de várias regiões do Estado, além de jornalistas, estudantes e visitantes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e também da Argentina e do Uruguai já confirmaram presença. “Estamos estruturando um ambiente propício para alcançarmos um novo patamar no turismo dos Vales. Será uma oportunidade única para que todos os empreendedores, agentes políticos e a comunidade em geral aproveitem o momento para transformar o potencial em realidade e colocar os nossos roteiros turísticos na prateleira de vendas dos agentes de turismo do Brasil e do Mercosul”, salientou Fontana.

Manifestações
Os discursos das autoridades enfatizaram a ousadia e a iniciativa dos Vales do Rio Pardo e Taquari em se unirem para organizar o Salão de Turismo. “Temos profissionais capacitados que estão empenhados na realização do Salão. Estamos convencidos que somente juntos teremos condições de vender o turismo”, ressaltou o presidente da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Carlos Corrêa da Rosa. Para o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Vanildo Roman, as duas regiões têm a grande oportunidade de promover o setor. “A bola está quicando na nossa frente, é a nossa vez”, enfatizou.

O prefeito de Progresso e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Edgar Cerbaro, acredita que o Turisvales será um divisor de águas na região. O presidente da Corsan, Tarcísio Zimermann, apontou o turismo como uma das principais fontes de desenvolvimento para o novo milênio. Zimermann elogiou a proposta do trabalho em conjunto. “Não existe um município ou uma região turística. O que se constrói são regiões que se valorizam, que se querem bem, que se unem para progredir”, argumentou.

O secretário de Cultura e Turismo de Lajeado, Eduardo Gomes Müller, considerou o Turisvales uma oportunidade única para os dois Vales concretizarem o turismo. “Queremos abrir um horizonte até então inexplorado, com a possibilidade de se tornar referência no Estado”, comentou.

Também participaram da solenidade o prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt; o vice-prefeito de Venâncio Aires e representante da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Giovani Wickert; o vereador Carlos Eduardo Ranzi, representando a Câmara de Lajeado; e a presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR-RS), Rita Michelon.

Credenciamento antecipado garante ingresso gratuito
O diferencial deste evento é a entrada gratuita para os visitantes que realizarem o credenciamento antecipado. Quem não fizer a inscrição previamente no site www.turisvales.com.br até o dia 13 de agosto, terá que pagar R$ 15 para ter acesso ao Salão. No entanto, conforme explica o coordenador, o objetivo não é obter arrecadação com o valor recebido. “Nosso intuito é estimular a realização de cadastro prévio. A pessoa que não fizer a inscrição precisará pagar o valor estipulado, porém, esse custo será devolvido ao visitante na forma de um vale-tur, onde o dinheiro poderá ser utilizado na aquisição de produtos dentro do Salão de Turismo”, esclareceu Rafael Fontana.

Feira de Rotas e Roteiros Turísticos
Localizada no pavilhão 2, a Feira de Rota e Roteiros terá, entre os atrativos, regiões como os Vales do Rio Pardo e Taquari, Central, Serra Gaúcha e, também, a Província de Maldonado no Uruguai. Durante os três dias será possível conhecer cada circuito, seus atrativos e produtos, assim como obter informações de outras regiões do Estado e do País nos estandes do Ministério do Turismo e da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RS).

Festival de Cultura, Gastronomia Regional e Mostra Fotográfica
O Salão de Turismo terá um local especial para as mais diversas manifestações culturais. Haverá uma ampla programação para mostrar a riqueza e a criatividade da região, que é formada por uma miscigenação de culturas. O espaço, localizado no pavilhão 1, incluirá apresentação de música, dança, orquestra, mostra fotográfica, entre outras atividades.

Café Colonial
As delícias da região poderão ser saboreadas no Café Bruxel. A panificadora com mais de 20 anos de tradição no município de Estrela vai oferecer cerca de 40 variedades de produtos entre doces e salgados. O Café será servido durante todo o período em que o local estiver aberto à visitação.

Espaço Integração
Ainda no pavilhão 1, o Espaço Integração abrigará lançamento de eventos, encontro de primeiras-damas e soberanas dos Vales do Taquari e Rio Pardo e Rodada de Negócios do SEBRAE.

Quatro operadoras, junto com outras agências de viagem, participarão da Rodada de Negócios durante o Salão de Turismo.

As negociações ocorrerão na sexta-feira, dia 16, das 9h às 13h.  A condução das agendas e o cruzamento da Rodada serão coordenados pelo SEBRAE.

A Rodada de Negócios terá como objetivo a aproximação entre compradores e vendedores, buscando alavancar negócios para ambas as partes.  “A atividade vai proporcionar o contato direto entre as operadoras, agências de viagem e os eventos, rotas e roteiros que estarão no Salão de Turismo”, explica a gerente regional do Sebrae, Liane Klein.

Segundo Liane, as tratativas se darão no formato de empresas âncoras. No método, os compradores (operadoras e agências) ficarão dispostos em mesas fixas, recebendo, de acordo com horário pré-agendado, os vendedores (eventos, rotas e roteiros) para uma negociação ou prospecção de negócio.

Além disso, conforme a gerente, será possível fechar negócio entre os próprios vendedores. “Também pode ocorrer de um evento fazer negócio com algum dos atrativos e vice-versa”, explica.

Produtos Regionais e Atividades Técnicas
Agroindústrias e Artesanato
Um dos espaços que promete ser movimentado é o dos Produtos Regionais. A exposição localizada no pavilhão 4 terá 42 participantes que vão expor mais de 80 produtos entre agroindústrias e artesanato. Além de agricultores locais trazidos pela Emater-RS-Ascar, uma parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) atrairá produtores de outras regiões para participar dos três dias de exposição.

Estarão disponíveis produções dos Vales do Rio Pardo e Taquari, da Região Central e da Campanha.

Entre os produtos que serão expostos e poderão ser adquiridos estão flores, embutidos, queijos, sucos, mel, erva-mate, rapadura, leite, charque, salame, linguiça defumada, torresmo, artesanato em palha de milho, peças de lã de ovelha e quadros bordados.

Atividades técnicas
O Turisvales também terá lugar para os grandes debates do setor. Estão agendados Reunião conjunta entre Amvat e Amvarp; Encontro de secretários e dirigentes municipais de Turismo do RS e Encontro Regional de Vereadores do Vale do Taquari; Palestras sobre Linhas de Financiamento para Hotéis, Pousadas e Restaurantes e sobre a Melhor Maneira de Promover Vendas de seu Hotel ou Pousada.

Ainda dentro das atividades técnicas, a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo no RS vai promover o 2º Encontro Estadual de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ENESTUR). A programação diversificada abordará temas importantes para atuação dos profissionais no mercado.

“É importante ressaltar que as atividades técnicas têm como objetivo atualizar os empreendedores da cadeia produtiva do turismo, buscando sempre contribuir para a qualidade na prestação de serviços turísticos. O foco das palestras é justamente trazer para o público a importância da superação de expectativas do turista”, explica a responsável pela organização das atividades, Claudiana Y Castro.

Famtours e Press Trips
Durante o evento já está confirmada a realização de Famtours (visitas com agências e operadoras de viagem) e Press Trips (passeio com jornalistas). Serão realizadas quatro visitações turísticas, a fim de mostrar as atrações da região.

 Horário para Visitação
O Parque do Imigrante estará aberto nos três dias de evento, das 8h às 20h.

A Feira de Rotas e Roteiros Turísticos funcionará na quinta-feira, dia 15 de agosto, das 16h às 20h, e na sexta-feira e sábado, 16 e 17 de agosto, das 14h às 20h. As Agroindústrias e Artesanato, dia 15, funcionarão das 14h às 20h e dias 16 e 17, das 9h às 20h. O Café Bruxel estará aberto todos os dias das 8h30min às 20h.

A abertura oficial do evento ocorre na quinta-feira, dia 15, às 18h, no palco do pavilhão 1.

O Turisvales é promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). A realização do Salão é da Lume Organização de Eventos e conta com as parcerias da Secretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS), Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Prefeitura de Lajeado, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Emater/RS-Ascar, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo no RS (ABBTUR-RS), Ministério do Turismo, Associação Gaúcha de Municípios (AGM), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Studio Produtora, Vigilância Mühl, Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL). O patrocínio é de Corsan, Banrisul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Para outras informações acesse www.turisvales.com.br ou ainda www.facebook.com/turisvales.

Texto: Caroline Rodrigues e Diogo Fedrizzi/ Ass. de Imprensa Turisvales 
Foto: Juremir Versetti

By |2013-07-18T12:15:12-03:00julho 18th, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Turisvales se propõe a colocar os Vales em um novo cenário turístico

About the Author: