Turisvales: Potencial da erva-mate é destaque no lançamento da 6ª Turismate

///Turisvales: Potencial da erva-mate é destaque no lançamento da 6ª Turismate

Turisvales: Potencial da erva-mate é destaque no lançamento da 6ª Turismate

Secretária e presidente da Festa, Ariana Maia Cetolin, destacou que o evento mostrará a importância da Erva-Mate

Secretária e presidente da Festa, Ariana Maia Cetolin, destacou que o evento mostrará a importância da Erva-Mate

O município de Ilópolis realizou, durante o Salão de Turismo dos Vales – Turisvales – o lançamento da 6ª edição da Turismate, a Festa da Erva-Mate. O ato ocorreu no Espaço Integração, na tarde deste sábado, dia 17.

Para a secretária Municipal de Turismo, Desporto e Lazer, e presidente do evento, Ariana Maia Cetolin, o evento mostrará a importância da erva-mate e o quanto é interessante o sabor que ela tem.

O coordenador do Turisvales, Rafael Fontana, sustentou que a Turismate, através da evidência da erva-mate, representa a tradição gaúcha e do Mercosul, reforçando os laços de amizade entre os povos.

O prefeito de Ilópolis, Olmir Rossi, destacou que município é o maior produtor de erva-mate do Estado. “O nosso agricultor está feliz. E ele estando bem, nós também estamos. Esperamos vocês em Ilópolis e, que ao saírem, sintam vontade de voltar novamente para a terra-mate”, disse, comentando que o evento também servirá como potencializador da economia local, por meio do turismo.

A invernada juvenil do CTG Querência do Mate enalteceu o valor da cultura rio-grandense e da erva-mate nas danças artísticas apresentadas durante o lançamento.

A 6ª Turismate

A Turismate é um evento bianual que ocorre desde 2003. O objetivo é incentivar a cadeia produtiva da erva-mate e contribuir para o fortalecimento da produção local e das ervateiras, assim como do turismo. Neste ano, o evento ocorre de 14 a 17 de novembro, no Parque do Ibama. Entre as atrações estão gastronomia à base de erva-mate, diversão, shows, atividades técnicas e exposição comercial, industrial, de serviços e agropecuária. A festa é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Ilópolis, com apoio da Prefeitura.

Traje oficial

O traje oficial das soberanas da Turismate – rainha Katiela Paniz, 1ª princesa Luisa Capra e a 2ª princesa Taciane Franzon – foi apresentado na noite de sexta-feira, dia 16, no Moinho Colognese, em Ilópolis. O vestido tem as cores verde, representando a erva-mate, e dourada, relativa aos 50 anos de emancipação político-administrativa do município. A peça foi produzida pelo estilista Odacir Ceccon, de Passo Fundo.

Turisvales O Turisvales é promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). A realização do Salão é da Lume Organização de Eventos e conta com as parcerias da Secretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS), Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Prefeitura de Lajeado, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Emater/RS-Ascar, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo no RS (ABBTUR-RS), Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Associação Gaúcha de Municípios (AGM), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Studio Produtora, Vigilância Mühl, Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) e Sebrae. O patrocínio é de Corsan, Banrisul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O evento encerrou neste sábado, dia 17 de agosto, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Para outras informações acesse www.turisvales.com.br ou ainda www.facebook.com/turisvales.

Texto: Vitória Stürmer Bortoletti/Ass. de Imprensa do Turisvales
Foto: Juremir Versetti

By |2013-08-19T14:16:01-03:00agosto 19th, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Turisvales: Potencial da erva-mate é destaque no lançamento da 6ª Turismate

About the Author: