Turisvales: Festival de Cultura, Mostra Fotográfica e Café Colonial prometem movimentar o Parque do Imigrante

///Turisvales: Festival de Cultura, Mostra Fotográfica e Café Colonial prometem movimentar o Parque do Imigrante

Turisvales: Festival de Cultura, Mostra Fotográfica e Café Colonial prometem movimentar o Parque do Imigrante

Orquestra de Concertos de Lajeado fará o show de encerramento do Festival de Cultura

Orquestra de Concertos de Lajeado fará o show de encerramento do Festival de Cultura

As criativas e diversificadas manifestações culturais da região terão um espaço privilegiado no 1º Salão de Turismo dos Vales – Turisvales. Uma ampla programação que inclui música, dança, orquestra, mostra fotográfica, entre outras atividades, será apresentada no pavilhão 1 do Parque do Imigrante.

São mais de 20 atrações, entre elas, Orquestra Municipal, de Marques de Souza; Orquestra de Concertos, de Lajeado; Grupo Raízes, de Taquari; Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Frohtanz, de Vera Cruz; e Coral Infanto-Juvenil Vidas em Canto (Escola Marista Santa Marta), de Santa Maria. Além disso, o Espaço Integração, localizado no pavilhão 1, também será palco para o lançamento de eventos importantes do Estado, como a Turismate, de Ilópolis, a Oktoberfest, de Santa Cruz do Sul, e a Fenachamp, de Garibaldi.

Conforme o diretor de eventos da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e coordenador do Festival de Cultura, Leandro Arenhart, a ideia é apresentar a variedade de atrações não só dos Vales, mas de outras regiões também. “Sabe-se que  o Turismo anda junto com a Cultura, e a região dos Vales é muito rica culturalmente. Temos que mostrar isso para os visitantes, pois além das  belezas naturais únicas que temos, os turistas irão se surpreender com as atrações que se apresentarão no palco montado junto ao espaço da Gastronomia Regional. Serão três dias de uma intensa programação, envolvendo corais, orquestras, dança e música”, salienta Arenhart.

Mostra Fotográfica
Ainda dentro do Festival, o pavilhão 1 abrigará duas Mostras Fotográficas. Uma delas destacará a América Central-Cultura Maia, Patagônia e o Vale do Taquari, organizada pelo fotógrafo e diretor da Galápagos Tour, Paulo Gusmão. Serão apresentadas cerca de 60 imagens.  Já as belezas do Rio Grande do Sul serão registradas pelo gabinete da primeira-dama do Estado, Sandra Genro. A Mostra visa reforçar a divulgação do turismo no Rio Grande do Sul. A exposição apresenta os principais pontos turísticos do Estado e conta com obras de Sandra Genro, Beliza Boniatti, Camila Domingues, Claudio Fachel e Tiago Belinski. São 30 fotografias em grandes formatos com legendas que descrevem as paisagens e estimulam a visitação nos locais. A abertura da Mostra está agendada para quinta-feira, dia 15, às 19h, no Pavilhão 1.

Café Colonial
Também no pavilhão 1, um farto Café Colonial estará à disposição dos visitantes do Turisvales. As delícias da região poderão ser saboreadas no Café Bruxel. A panificadora com mais de 20 anos de tradição no município de Estrela vai oferecer cerca de 40 variedades de produtos, entre doces e salgados. O Café será servido durante todo o período em que o local estiver aberto à visitação.

O Turisvales ocorre nos dias 15,16 e 17 de agosto em Lajeado, no Vale do Taquari. O evento é promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). A realização do Salão é da Lume Organização de Eventos e conta com as parcerias da Secretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS), Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Prefeitura de Lajeado, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Sebrae, Emater/RS-Ascar, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo no RS (ABBTUR-RS), Ministério do Turismo, Associação Gaúcha de Municípios (AGM), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Studio Produtora, Vigilância Mühl, Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL). O patrocínio é de Corsan, Banrisul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Texto: Caroline Rodrigues/ Ass. de Imprensa Turisvales
Foto: Rafael Delfino Fotografia

By |2013-08-07T12:37:31-03:00agosto 7th, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Turisvales: Festival de Cultura, Mostra Fotográfica e Café Colonial prometem movimentar o Parque do Imigrante

About the Author: