Turisvales evidencia agroindústrias no espaço dos Produtos Regionais

///Turisvales evidencia agroindústrias no espaço dos Produtos Regionais

Turisvales evidencia agroindústrias no espaço dos Produtos Regionais

F-1373475877-Foto_1_Reuniao_Nilo_e_Rafael

Nilo Cortez e Rafael Fontana, em reunião, finalizaram a disposição do espaço das agroindústrias e artesanato

Um dos espaços que promete ser movimentado no Salão de Turismo dos Vales – Turisvales é o dos Produtos Regionais. A exposição localizada no pavilhão 4 terá mais de 40 participantes divididos entre agroindústrias e artesanato. Além de agricultores locais trazidos pela Emater-RS-Ascar, uma parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) atrairá produtores de outras regiões para participar dos três dias de exposição.

Estarão presentes produções dos Vales do Rio Pardo e Taquari, da Região Central e da Campanha.

Entre os produtos que serão expostos e poderão ser adquiridos estão flores, embutidos, queijos, sucos, mel, erva-mate, rapadura, artesanato em palha de milho, peças de lã de ovelha e quadros bordados.

De acordo com o engenheiro agrônomo do escritório regional da Emater/RS-Ascar, Nilo Cortez, responsável pela organização, muitos participantes integram Roteiros ou Rotas da região. “A escolha dos produtores se deu a partir de inscrição prévia. Buscamos selecionar a maior variedade possível de produtos para a comercialização”, explica.

A expectativa de comercialização no espaço é positiva. “A procura pelos produtos das agroindústrias sempre é muito grande em eventos deste nível”, lembra.

Na última semana, dia 5, Cortez e o coordenador geral do evento, Rafael Fontana, estiveram reunidos, onde foi finalizada a disposição do espaço das agroindústrias e artesanato.

Expectativa é atrair novos turistas Uma das artesãs que estará mostrando produtos em palha de milho, quadros pintados e bordados em alemão, é Marisia Helena Wathier. Professora aposentada, ela também é  proprietária da Basteleihaus – Casa de Trabalhos Manuais, um dos atrativo turísticos da Rota Germânica de Rio Pardinho, no interior de Santa Cruz do Sul. A expectativa da artesã, já habituada a participar de feiras, é mostrar o produto e atrair novos visitantes. “Queremos neste espaço das agroindústrias e artesanato, além de comercializar nossos produtos, divulgar nossa Casa, onde além do artesanato comercializamos antiguidades”, disse.

Em funcionamento desde 2007, as visitas na Basteleihaus podem ser agendadas pelo e-mail basteleihausmarisia@yahoo.com.br ou pelos telefones (51) 3704-5060 ou (51) 9994-6827.

O Salão A programação do 1º Salão de Turismo dos Vales, além da Exposição de Produtos Regionais, terá Feira de Rotas e Roteiros Turísticos; Atividades Técnicas e Rodadas de Negócios; Festival de Cultura; e Gastronomia Regional.

O Salão ocorre nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2013 no Parque do Imigrante, em Lajeado, no Vale do Taquari.

O Turisvales é promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). A realização do Salão é da Lume Organização de Eventos e conta com as parcerias da Secretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS), da Prefeitura de Lajeado, da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), da Emater/RS-Ascar e da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo RS (ABBTUR-RS).

Texto/foto: Caroline Rodrigues/Ass. de Imprensa Turisvales

By |2013-07-10T17:15:02-03:00julho 10th, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Turisvales evidencia agroindústrias no espaço dos Produtos Regionais

About the Author: