Turismo rural – O Vale se abre para caminhadas longas

///Turismo rural – O Vale se abre para caminhadas longas

Turismo rural – O Vale se abre para caminhadas longas

caminhada capa1

Durante dois dias dezenas de caminhantes percorreram estradas pelo interior da região. Iniciativa, além de mostrar as belezas naturais, movimenta economia das localidades.

Sério – O final de semana marcou o início de uma nova inciativa na área do turismo regional. A Caminhada das Cascatas realizada num percurso de 45 quilômetros entre os municípios de Sério, Boqueirão do leão e Progresso reuniu dezenas de participantes. Coordenado pelo projeto Passeios na Colônia, prefeituras dos municípios envolvidos, Cipae-G8 e Pro Adventure Progresso, a caminhada em sua primeira edição atraiu também gente que gosta de colocar o pé na estrada, vindas de Santa Maria, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Feliz e de São Paulo (ver box) e municípios da região. Durante 20 horas entre o sábado e o domingo, os caminhantes percorreram estradas rurais e contemplaram as cascatas da Bugrinha, Gamelão e Colônia Jardim. Além disso, o Paredão de Alto Sampaio e o Sítio Daniela fizeram parte do rodeio que inclui também um trecho percorrido na noite de lua cheia do sábado e a degustação da gastronomia das localidades, com destaque para paçoca de pinhão, feijoada, polenta, queijos, massas e outras iguarias. A participação de visitantes de cidades mais distantes foi destacada pelo vice-prefeito de Sério e integrante da organização, Paulinho Aroldi. “Um primeiro passo para projetos futuros, comprovando que o turismo bem organizado é realidade na região. É a Serra dos Vales inovando e fazendo acontecer nesta área também”, declarou. Para o coordenador do projeto Passeios na Colônia, Alício de Assunção, a primeira edição de uma caminhada mais longa abre espaço para outras iniciativas em breve. “Estamos nos credenciando para nos transformamos em breve numa  região  que servirá de base para quem deseja participar dos 800 quilômetros dos Caminhos de Compostela na Espanha.  Acreditamos que nossos próximos dias já poderemos anunciar caminhadas de até 100 quilômetros a serem percorridas em quatro dias”, revela. O jornal O Informativo e a Amturvales também apoiam o projeto.

Textos e fotos: Alício de Assunção

By |2014-07-14T19:08:22-03:00julho 14th, 2014|Sem categoria|Comentários desativados em Turismo rural – O Vale se abre para caminhadas longas

About the Author: