Turismo em Estrela registrou crescimento de 21% em 2008

///Turismo em Estrela registrou crescimento de 21% em 2008

Turismo em Estrela registrou crescimento de 21% em 2008



De acordo com dados do Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, em 2008 o turismo no município de Estrela registrou crescimento de 21% em relação a 2007, que foi de 17%. Foram mais de 13 mil turistas (entre visitantes de carro eônibus) que conheceram o Roteiro Delícias da Colônia em 2008 conforme levantamento dos empresários do ramo, que identificaram que o gasto médio por turista foi de R$ 7,97. Esta estimativa foi feita pelo empreendimento Sirlei Chocolates, sendo que, com gasto médio em cada estabelecimento e mais o almoço e outros gastos, pode se estimar uma renda de R$ 600 mil, somente em Estrela, sem contar a hospedagem de alguns grupos.

A coordenadora de turismo da Prefeitura de Estrela, Juliana Jasper, uma das responsáveis pela criação do Roteiro Delícias da Colônia, enfatiza que o resultado alcançado é um trabalho iniciado em 2002, através da equipe do Centro de Cultura de Turismo Bertholdo Gausmann, que vem estudando alternativas para o incremento do roteiro. “Os resultados positivos que o roteiro vem alcançando, está originando a vinda de novos empreendedores, com um trabalho técnico e apoio daPrefeitura de Estrela/SMECTUR e equipe do Centro de Cultura e Turismo, tanto que o Delícias da Colônia já é referência para outros municípios da região”, lembra Juliana.

Atualmente o roteiro compõe as cidades de Estrela, Colinas e Imigrante, onde são visitados sete pontos, em Estrela (Coopedras, Alambique Berwanger, Sirlei Chocolates e Recanto do Avestruz), em Colinas (Associação de Artesanato e Produtos Coloniais) e em Imigrante (Cactário Horst e Convento São Boaventura). Para legalizar essa expansão, foi criada a Associação Regional de Turismo Delícias da Colônia (ATURDEC), com os empreendedores do Roteiro, uma forma de fiscalizar e controlar os estabelecimentos pertencentes ao roteiro.

Para o empresário Hary Schneider, proprietário da Sirlei Chocolates, o roteiro esta bem estruturado e com perspectiva de crescimento em 2009. “Investimos e acreditamos nesta idéia, por isso temos um trabalho diferenciado que atrai cada vez mais turistas. Interagimos com nossos visitantes e mostramos que em Estrela temos simpatia, qualidade e credibilidade”, enfatiza Hary.

Mais opções de turismo

Diversas novidades e investimentos estão sendo esperados para o Turismo de Estrela e da região. Um dos principais projetos que já esta em andamento é o passeio de trem, que deve sair de Estrela e percorrer a ferrovia do trigo até Guaporé. Outro grande projeto é a reestruturação do antigo complexo da Ambev para visitação e o museu de Estrela.

Crescimento do turismo em Estrela

Em 2006 o roteiro teve crescimento de 85% em relação a 2005.

Em 2007 o crescimento foi de 17%, em relação a 2006.

Em 2008 registrou aumento de 21%, comparando com 2007.

By |2009-01-16T00:00:00-02:00janeiro 16th, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Turismo em Estrela registrou crescimento de 21% em 2008

About the Author: