Turismo: AMTURVALES comemora 15 anos de atividades hoje

///Turismo: AMTURVALES comemora 15 anos de atividades hoje

Turismo: AMTURVALES comemora 15 anos de atividades hoje

Entidade trabalha para desenvolver o turismo no Vale do Taquari como atividade econômica e sustentável

Vale do Taquari – Criada em 29 de março de 1995, durante assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), na cidade de Guaporé, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) está completando, hoje, 15 anos. O primeiro presidente foi o ex-prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti. Inicialmente era apenas uma entidade mantida pelas prefeituras da região. A partir de 1999, a iniciativa privada passou a fazer parte do quadro social.

A Amturvales nasceu com o objetivo de coordenar as ações de turismo no Vale do Taquari e promover o desenvolvimento com projetos de integração regional. Para o atual presidente da entidade, Ronaldo Zarpellon, nesses 15 anos foram mantidos vivos os ideais de fazer do Vale do Taquari uma região turística. “Ao longo dessa trajetória tivemos muitas dificuldades, no sentido de saber qual o melhor caminho a ser tomado a fim de despertar e conscientizar as pessoas para a importância desse trabalho e fazer com que se invista nessa área.”

Zarpellon salienta que a entidade teve muitas conquistas. Citou a criação das cinco rotas turísticas, cada uma com o seu estilo e forma de bem receber e mostrar o que tem de melhor nos municípios da região. O resultado positivo da criação dos roteiros está demonstrado no crescente número de turistas que vêm para o Vale do Taquari- em 2009 foram 36 mil.

Entre os desafios a serem superados, Zarpellon reconhece que a própria Amturvales precisa se estruturar melhor para aquilo que está por vir. “Estimamos um incremento muito forte nos próximos anos, e um dos fatores que vão contribuir para isso será a Copa de 2014.” Ele enfatizou que para o turismo no Vale do Taquari crescer será necessário melhorar e qualificar as áreas da hotelaria, gastronomia e todos os serviços oferecidos aos visitantes, como a padronização no atendimento dos taxistas da região.

Perspectivas

As perspectivas para o turismo daqui para a frente no Vale do Taquari são muito positivas. “A previsão é de que tenhamos um fluxo bem maior de pessoas transitando pelo nosso Vale, pois estamos fazendo uma frente de trabalho lá fora, despertando a curiosidade do turista e mostrando de que vale a pena vir para o Vale do Taquari. Aqui temos uma diversidade muito grande na agroindústria, na gastronomia, no paisagismo e no povo acolhedor, que tão bem sabe receber os visitantes.”

Zarpellon destacou que a liberação dos seis vagões para o projeto do Passeio de Trem na Ferrovia do Trigo, contemplando vários municípios, vai incrementar o turismo: ” É o atrativo que estava faltando para segurar os visitantes por mais tempo em nossa região”. O próximo desafio será reformar os vagões, o que exigirá uma união de esforços entre o Poder Público e a iniciativa privada.

“Assim sendo, estamos fazendo a nossa parte e conscientizando a população para o que vem por aí, sempre contando com as parcerias que são fundamentais e que é uma característica forte em nosso Vale. Juntos somos mais fortes”, concluiu.

Fonte: Deolí Gräff – Jornal O Informativo do Vale

Foto: Samanta Regina Chiesa

By |2010-03-29T00:00:00-03:00março 29th, 2010|Sem categoria|Comentários desativados em Turismo: AMTURVALES comemora 15 anos de atividades hoje

About the Author: