Turismate realiza 2° congresso técnico voltado ao setor ervateiro

///Turismate realiza 2° congresso técnico voltado ao setor ervateiro

Turismate realiza 2° congresso técnico voltado ao setor ervateiro

Nos dias 12 e 13 de novembro, Ilópolis sedia o 2° Congresso Estadual de Sustentabilidade da Cadeia da Erva-mate e estão confirmados participantes do Uruguai, Paraguai, Argentina e França.

O evento deve reunir cerca de 900 pessoas e contará com painéis e palestras sobre inovação, tecnologia e a importância da planta para a saúde. Universidades já confirmaram presença, enviando alunos de cursos de agronomia e outros afins, para que os acadêmicos possam acompanhar as discussões e ampliar conhecimento na área.

Conforme Roberto Ferron, diretor executivo do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) e responsável pela organização do evento, juntamente com a comissão organizadora da Turismate, explica que este ano, os temas abordam também as propriedades medicinais.

Segundo Ferron, o ponto alto será a reunião do Mercomate, que reúne pesquisadores, órgãos representativos do setor e governos. Na ocasião, será debatido o acordo de Cooperação e Ação Conjunta. Ao todo, seis propostas serão analisadas.

Países confirmados

Somente do Paraguai é aguardada uma delegação de 32 pessoas, formada por membros do Centro YerbateroParaguayo (CYP), integrantes do Ministério do Turismo, produtores ervateiros, além de professores e alunos da área.

O país é produtor de erva-mate, assim como a Argentina, de onde virá a diretoria do Instituto Nacional da Erva-mate. Os especialistas argentinos têm como objetivo ampliar o debate, e conhecer as formas de produção da planta no Brasil.

O professor e pesquisador da Universidade Nacional do Uruguai, Nelson Bracesco, será o representante do Uruguai. Ele realizará uma das palestras do congresso, quando falará sobre os benefícios da erva-mate para a saúde.

Também já tem presença confirmada, a jornalista francesa Barbara Dufrêne, da revista americana Tea&Coffee Trade Journal. Ela acompanhará o processo de infusão do chimarrão, e realizará uma abordagem sobre o tema. Segundo a secretária de Turismo Ariana Maia, Barbara estará trazendo 02 chás Wulong para a degustação, o Organic terroir e Anxi Tie Guan Yin. Ambos possuem flagrância florais e foram introduzidos na Europa a cerca de 10 anos. A área de produção do chá Anxi, na Ásia, demonstra total similaridade com a erva-mate. Esta é a principal abordagem da troca de experiências com a Bárbara. O preço de um pacote do Anxi com 250g chega normalmente a R$ 71,08 e é produzido por pequenas propriedades.

Para Ariana, é uma imensa responsabilidade que o município assume, ao receber tantos estrangeiros, e visitantes. “ Vindos de fora, eles poderão perceber o quanto nossa cidade e região tem força e conhecimento sobre a erva-mate. Assim, poderemos cada vez mais agregar valor à nossa produção.”

Agenda:

O que: 2º Congresso Estadual de Sustentabilidade da Cadeia da Erva-mate

Quando: 12 e 13 de novembro

Onde: Parque do Ibama, Ilópolis

Quinta- feira, 12 de novembro de 2015

8h– Recepção

9h– Abertura Oficial

9h30 – Benefícios da Erva-mate à Saúde
Moderador – Roberto M. Ferron – Diretor Executivo IBRAMATE
Dr. Nelson Bracesco – Pesquisador e Prof. Universidade Nacional do Uruguai
Dr. Guilherme A. Balsan – Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

12h – Debates

12h30  Almoço

13h30 – Propriedades Medicinais da Erva-mate
Moderador: Tiago Fick – Secretario Executivo do FUNDOMATE – SEAPA
Drº. OlySchwingel – Médico e Pesquisador.
Drª Cristiane Helm – Pesqiusadora EMBRAPA FLORESTAS
DrªRossanaCatie Bueno de Godoy – Pesquisadora EMBRAPA FLORESTAS

17h –Debates

Sexta-feira, 13 de novembro de 2015

8h30 – Novos Mercados e Inovação Tecnológica
Moderador: EngºAgrº Fabricio Azolin – Assessor da SEAPA
HeroldoSecco Junior – Trader
EnioGiotto – Pesquisador e Profº. UFSM – Aplicativo C-7 e GEOMATE
Ivar Wendling – Pesquisador da EMBRAPA FLORESTAS
SEBRAE – Como Exportar

12h – Debates

AI Turismate

By |2015-11-10T10:52:05-02:00novembro 10th, 2015|Sem categoria|Comentários desativados em Turismate realiza 2° congresso técnico voltado ao setor ervateiro

About the Author: