Tradicional Encenação da Paixão de Cristo de Muçum ocorre nesta Sexta-Feira

///Tradicional Encenação da Paixão de Cristo de Muçum ocorre nesta Sexta-Feira

Tradicional Encenação da Paixão de Cristo de Muçum ocorre nesta Sexta-Feira

Na próxima sexta-feira, 29, acontece em Muçum o espetáculo ?Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo?. O evento é uma realização da Juventude Cristã Muçunense, que neste ano completa 11 anos a frente da apresentação, tornando-se um dos mais famosos eventos do município. Cerca de 100 pessoas participam de toda a montagem. Em 2012, estima-se que 3 mil pessoas, entre moradores e visitantes, assistiram à apresentação do espetáculo, considerada como uma das maiores encenações ao ?ar livre? do Vale do Taquari.

A representação, que acontece a partir das 20h, vai ser realizada na Praça da Matriz, em frente ao lonão principal da cidade, localizado junto à Rua Barão do Rio Branco. No roteiro do espetáculo, as famosas passagens, como, as bem aventuranças, a chegada de Jesus em Jerusalém, a Santa Ceia, o enforcamento de Judas, além da prisão, condenação, morte e ressurreição de Jesus. O principal personagem da história, Jesus Cristo, será interpretado pela primeira vez por Jonas Caron, que se diz surpreso com o convite. ?Em um primeiro momento, confesso ter sido pego de surpresa, pelo fato de não possuir uma formação técnico-teatral. Por outro lado, sinto-me honrado em poder interpretar os últimos dias do Homem que deixou os maiores ensinamentos a esta humanidade. Isso me emociona profundamente, pois exatamente há 21 anos, com um mês de idade, participei do primeiro teatro ao ar livre no Morro da Igreja Matriz de Muçum representando o nascimento de Jesus Cristo. Interpretar o Mestre é algo único, sendo imprescindível que sintamos a sua presença e calor no ?palco?, passando ao público da forma mais próxima possível o que realmente ocorreu. Sensibiliza-me ainda mais, pois acredito e sempre procurei refletir estes ensinamentos em meu dia a dia. Deixarei fluir toda esta fé e emoção no momento da encenação.?, afirmou. Caron garantiu que está tranqüilo quanto ao peso do personagem que vai interpretar. Para ele, todas as pessoas deveriam ter a oportunidade de encarnar a figura de Jesus, como forma de reflexão para a vida. ?Vejo-o como um dia reservado para que toda a sociedade pare e reflita sobre sua própria vida, lembrando sempre dos ensinamentos de Cristo. É um momento de resgate ao sentimento de bondade, fraternidade e respeito para com o próximo. Um momento no qual todos os seres humanos deveriam parar e avaliar suas atitudes no mundo, a fim de que possamos viver de forma mais harmônica. Nenhum nervosismo, e sim, muita paz, reflexão e emoção que irei externar no momento do espetáculo?, disse.

A direção artística da peça é assinada por Ranieri Moriggi, que há 11 anos dirige o espetáculo, junto com a Juventude Cristã Muçunense. Conforme Moriggi, ?a encenação deste ano, foi reformulada em alguns aspectos, entre eles, a inserção de novas cenas, aprimoramento da gravação e trilha sonora, além dos efeitos sonoros e visuais que vão ser utilizados nas cenas. Priorizamos, na medida do possível, a manutenção dos atores e atrizes tradicionais, em seus personagens. Penso que uma história tão em consonância com o imaginário da cultura popular não pode perder o que há de mais importante em sua essência e suas mensagens?, afirmou. Outra novidade que vai beneficiar a comunidade de Muçum é a disponibilidade de transporte gratuito do interior para o local da apresentação. A encenação da ?Paixão de Cristo? envolve uma preparação intensa que reúne vários tipos de trabalhos como confecção de todas as armas (lanças, chicotes e espadas), todo tipo de adereços, costura, pintura e cenários. Tudo isso numa produção coletiva, quando em 2002, a Juventude Cristã Muçunense trouxe para si sua realização completa, dando-lhe caráter comunitário. ?A mensagem da Paixão é de uma atualidade gritante. Os ensinamentos de Cristo não mudaram o mundo, que em sua essência ainda é muito carente de desenvolvimento humano. Está aí a grande motivação da ?Paixão de Cristo?, espetáculo que em Muçum já conquista tradição, além de ser bastante exitosa?, afirmou Anelise Torriani, Coordenadora da Juventude Cristã Muçunense.

O evento conta com o apoio da Administração Municipal de Muçum, Paróquia Nossa Senhora da Purificação, Decibal Móveis, Bonzão Redelar, Dália Alimentos, Relojoaria e Ótica Lucca, Autêntica Modas, Farmácia Manipullaris, Centro de Beleza Zilda, Gilmar Simoni, veículos de comunicação locais e regionais e pessoas da comunidade.

By |2013-03-27T00:00:00-03:00março 27th, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Tradicional Encenação da Paixão de Cristo de Muçum ocorre nesta Sexta-Feira

About the Author: