Teutônia investe no Turismo

///Teutônia investe no Turismo

Teutônia investe no Turismo



A Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), realiza uma série de ações para incentivar o desenvolvimento do Turismo na cidade, com o objetivo de estimular este setor da economia para a geração de renda. Os investimentos iniciaram com a contratação de uma profissional da área, o pleito para a implantação de placas de sinalização, a aquisição de aventais para o atendimento aos turistas e a instalação de murais de informações.

Um dos primeiros atos foi a contratação da turismóloga Francine Wolf, que desde o dia 1º de junho atua no setor turístico do Município para estimular a Rota Germânica e os demais atrativos da cidade. Ela destaca que está feliz em poder ajudar no desenvolvimento de sua cidade, e recentemente apresentou um trabalho em evento estadual, ficando em sexto lugar entre 56 trabalhos apresentados.

Uma conquista significativa para os 13 pontos de Teutônia que integram o roteiro turístico Rota Germânica foi a implantação de placas de sinalização, inclusive com letreiro refletivo, que permite perfeita visualização à noite. A Administração Municipal batalhou para obter esta melhoria em nível regional, e a instalação ocorreu há duas semanas, às margens da RS-128 (Via Láctea), da RS-419 e de ruas internas de Teutônia que levam aos locais. No total são 11 placas para identificar os pontos e o roteiro turístico.

Uma terceira ação contempla os empreendedores da Rota Germânica, que receberão da Administração Municipal um avental para ser utilizado no atendimento aos turistas com o objetivo de difundir o roteiro, personalizar e unificar a identificação visual.

Outra iniciativa da Secultur foi a instalação de quadros murais em postos de combustíveis para oferecer informações aos turistas que visitam o Município. São dispostos mapas da cidade e outras orientações gerais.

Empresários apoiam iniciativas

O presidente da Associação da Rota Germânica, Maurício José Schneider, do Engenho Quatro Ventos de São Jacó, ressalta a importância dessas pequenas ações para incentivar o turismo de Teutônia. Atualmente, ele informa que seu estabelecimento tem como alta temporada o período de meados de outubro até meados de dezembro. “É quando mais recebemos turistas”, explica Maurício ao lado da esposa Vanda.

Para o proprietário do Posto Nativus, do Bairro Languiru, Clóvis Mörschbächer, toda a atitude para divulgar o bom nome de Teutônia é positiva para todos: comércio, postos, hotelaria e a comunidade. “Traz novas oportunidades de negócios e deixa a cidade mais conhecida, bota na vitrine”, sustenta.

Clóvis explica que muitos turistas buscam informações, principalmente aos domingos, sobre pontos turísticos e eventos de Teutônia. “A gente dá dicas e notamos que é cada vez mais frequente o número de pessoas que vem pedir informações. É um reflexo positivo que só agrega para todos”, conclui.

Boas perspectivas

O secretário de Cultura e Turismo, Ariberto Magedanz, vislumbra boas perspectivas no setor turístico. “Potencial nós temos, mas precisamos pensar além das fronteiras de Teutônia. Temos que ver a microrregião e todo o Vale do Taquari de forma unida para conseguir atrair turistas e buscar a viabilização deste setor”, argumenta. Magedanz explica que estas pequenas ações são fundamentais. “É preciso investir sempre para colher os resultados. É um trabalho de médio e longo prazo”, complementa.

O prefeito Renato Airton Altmann ressalta que os investimentos realizados no Turismo, por menores que aparentem, são fundamentais para alavancar este segmento econômico. “Com pequenos atos poderemos atrair mais turistas, mas precisamos estar preparados para recebê-los bem, para que voltem e falem bem de Teutônia para seus amigos e familiares”, aponta. “Esta é mais uma comprovação de que esta Administração Municipal se preocupa em equilibrar os investimentos nos mais variados setores”, conclui Altmann.

Fonte: Ass. de Imprensa Prefeitura

Foto: Lucas Leandro Brune/Divulgação

By |2010-07-15T00:00:00-03:00julho 15th, 2010|Sem categoria|Comentários desativados em Teutônia investe no Turismo

About the Author: