Suinofest 2013: Público de 9,5 mil pessoas visita a gastronomia e 40 mil circulam no Festival de Compras e área externa

///Suinofest 2013: Público de 9,5 mil pessoas visita a gastronomia e 40 mil circulam no Festival de Compras e área externa

Suinofest 2013: Público de 9,5 mil pessoas visita a gastronomia e 40 mil circulam no Festival de Compras e área externa

F-1371499901-fotoOs dois últimos finais de semana renderam à Suinofest mais um recorde de público. Somente no Salão Gastronômico, 9,5 mil visitantes adentraram o ambiente. Um novo recorde também foi batido no sábado à noite, dia 15, quando um público de 2,3 mil pessoas fez fila para comer e beber em uma das melhores festas gastronômicas do Estado. Na parte externa, constituída pelo Festival de Compras e pelo Espaço Cultural, 40 mil visitantes prestigiaram as atrações.

Conforme o coordenador de gastronomia, Cláudio Pivatto, foi consumida 1,6 tonelada de Leitão a Encantado; 1,9 mil quilos de carne suína; 400 quilos de embutidos; 1,1 tonelada de queijo; dois mil quilos de polenta; mais de sete mil unidades de pastel com recheio de carne suína, uma das novidades nesta edição; 17 mil unidades de picolés e sorvetes, e mais de seis mil litros de vinhos, espumantes, refrigerantes e sucos.

O presidente da festa, Thiago Fachinetto, mais uma vez, ressaltou que a Suinofest, com o público recorde, se caracteriza como a festa da gastronomia, da alegria e da família. Disse que o sucesso de visitas se deve às pessoas que vem à festa e também a aquelas que trabalham para a sua realização. ?É por isso que a Suinofest é a festa da família, porque envolve todas as idades, todos os públicos.?

Fachinetto agradeceu à comissão organizadora pelo empenho antes, durante e após o evento. Também enalteceu a equipe de divulgação e marketing, coordenada por Kleber Eccher, a de gastronomia, e destacou a atuação exemplar da comunidade de Jacarezinho, que atua no preparo dos pratos, aos patrocinadores, às empresas expositoras, e aos poderes Executivo e Legislativo.

Ele, que durante cinco anos esteve nos bastidores da festa atuando como coordenador da gastronomia, avalia a experiência de presidente como positiva e gratificante. ?Não existem palavras para descrever a emoção que é fazer parte de um evento desta magnitude. Só nos resta agradecer a todos e esperar por 2014.?

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Júlio Medeiros, o público recorde de 9,5 mil pessoas na gastronomia e 40 mil na parte externa é justificado pela organização do evento. Fez eco à manifestação de Fachinetto, enaltecendo o empenho de todos e também disse que a Suinofest é um evento que cresce com a comunidade. ?Além de apresentar recordes em cada edição, também cresce fora do Parque João Batista Marchese, pois o comércio recebe visitantes e consumidores, os hotéis ganham público, enfim, tudo muda e é fomentado com a Suinofest.?

Outro destaque mencionado por Fachinetto e Medeiros é a figura do mascote Buti que, a cada ano, ganha mais prestígio. ?Com certeza ele está se consolidando como o melhor mascote do Rio Grande do Sul?, afirma Medeiros. Eles também ressaltam que só a Suinofest consegue ser um evento único, reunindo quatro eixos temáticos: gastronomia, eventos técnicos, festival e compras e turismo. ?Estes são os segredos de um evento completo?, completa Fachinetto.

Festival atrai 40 mil pessoas

A mudança de nomenclatura e de leiaute rendeu ao Festival de Compras a visita de um público de 40 mil visitantes. Este foi o número de pessoas que visitou a parte externa da Suinofest neste ano.

Conforme o diretor comercial da Lume Eventos, Daniel Aires, que organiza o festival, essa mudança veio para ficar. ?É a marca que o evento precisava. Após sete anos de dedicação, conseguimos atingir um leiaute e uma estrutura que está sendo elogiada por todos.?

Ele frisa a parceria com o Poder Público para o sucesso da feira e também para a realização das atrações junto ao Espaço Cultural que, neste ano, foi ampliado para receber as atrações que vieram para ficar como o SuinoKids, em que o mascote Buti foi para o banho; e o Fashion Show, desfile de moda que atraiu mais de duas mil pessoas.

Com três anos de existência, a Eletromais foi uma das cem empresas expositoras no festival. Os sócios-proprietários Marciano Rufatto e Graciano Piccinini exibem o portfólio de negócios na Suinofest. Para a dupla, a exposição é bastante válida para a prospecção de negócios. ?E uma ótima divulgação, pois já conseguimos vários clientes durante a semana, depois que alguns visitaram o estande aqui?, comenta Rufatto.

Com o espaço no festival, eles alavancaram as vendas de aquecedores solares, piscinas, lareiras, calefatores, lustres e luminárias. ?Vale muito a pena, é muito eficiente e com um retorno mais rápido.?

Roteiro Encantado – Passeio Turístico

Comemorando o quinto ano de formatação, o Roteiro Encantado é sucesso novamente na Suinofest

O Roteiro Encantado, que teve nesta edição da Suinofest novamente duas opções de passeio, foi, pelo quinto ano, um dos atrativos aos visitantes que passaram pelo Parque João Batista Marchese, durante os dias 7, 8, 9 e 14, 15 e 16 de junho.

Nos dois fins de semana, o tour recebeu diversos visitantes, vindos de municípios como Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e outros locais da região Metropolitana.

A turismóloga da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Lizeli Bergamaschi, responsável pela organização do passeio, afirma que também foi importante a divulgação na parte externa do Parque, onde estava o Quiosque do Roteiro Encantado. ?A visita guiada ultrapassou os 100 turistas, mas também houve um grande movimento de pessoas em busca de informações turísticas do município, que optaram em fazer o percurso de forma individual?, diz.

Presidente de 2014

O nome do produtor rural Admir Lorenzon (60) foi anunciado como o presidente da 13ª Suinofest, que ocorre em 2014. Lorenzon é diretor de Agronegócios da Aci-e e, por residir no Bairro Jacarezinho, todos os anos auxilia a comunidade no preparo dos pratos na gastronomia.

Convidado por Fachinetto e por Medeiros, aceitou o desafio de ser o próximo a presidir a Suinofest. Conhecedor da responsabilidade que tem o cargo, espera que a qualidade do evento seja mantida, levando em consideração a competente equipe de trabalho envolvida na organização. ?Nosso maior desafio será manter esse êxito em 2014, não perdendo a qualidade, para bem receber os visitantes no Salão Gastronômico.?

Fonte: Ass. de Imprensa Suinofest e Amturvales
Foto: Juremir Versetti

By |2013-06-17T16:24:33-03:00junho 17th, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Suinofest 2013: Público de 9,5 mil pessoas visita a gastronomia e 40 mil circulam no Festival de Compras e área externa

About the Author: