Setur e FGV realizam primeira etapa de estudo de competitividade no Estado

///Setur e FGV realizam primeira etapa de estudo de competitividade no Estado

Setur e FGV realizam primeira etapa de estudo de competitividade no Estado



Com o objetivo de gerar indicadores capazes de orientar o desenvolvimento de políticas públicas e possibilitar a identificação de áreas que podem ser priorizadas ou aprimoradas, a Secretaria de Turismo (Setur) elegeu destinos indutores do turismo regional no Rio Grande do Sul, além dos já definidos pelo Ministério do Turismo.

Para medir o índice de competitividade desses destinos, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a secretaria, irá percorrer várias regiões do Rio Grande do Sul no período de 30 de janeiro a 10 de fevereiro. Serão visitadas as cidades de Passo Fundo, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Bagé, Ijuí e Torres.

De acordo com a secretária de Turismo, Abgail Pereira, a escolha por esses municípios se deve ao fato de serem os maiores de cada região turística. “Fizemos essa opção, excluindo Gramado, Bento Gonçalves, Porto Alegre, Pelotas e São Miguel das Missões, que são destinos indutores e onde já foram realizados os estudos de competitividade. Diversos critérios foram utilizados para a seleção, como concentração de serviços turísticos, PIB do município e população, entre outros. A partir do que for coletado, poderemos identificar com mais ciência as debilidades e as potencialidades de cada destino e o quanto ele contribui para o turismo regional”, afirma.

A próxima etapa dos estudos será realizada no segundo semestre de 2012, quando outros municípios gaúchos serão avaliados.

Índice de Competitividade

Em 2007, teve início o Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, primeira abordagem a medir a competitividade de destinos turísticos. Elaborada pelo Ministério do Turismo, Sebrae e FGV, a metodologia nasceu com o desafio de gerar indicadores a fim de monitorar a evolução dos destinos turísticos.

Após três anos de aplicação, o estudo passou a ser denominado Índice de Competitividade do Turismo Nacional – 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, que se consolidou como um indicador que permite o acompanhamento da capacidade de um destino de evoluir em relação a si mesmo.

Cronograma de visitas da FGV no Estado:

Passo Fundo: 30/01 a 03/02

Cruz Alta: 30/01 a 03/02/12

Santa Cruz do Sul: 30/01 a 03/02

Santa Maria: 06/02 a 10/02

Bagé: 06/02 a 10/02

Ijuí: 06/02 a 10/02

Torres: Março

Fonte:SETUR – RS

Foto: Divulgação

By |2012-01-31T00:00:00-02:00janeiro 31st, 2012|Sem categoria|Comentários desativados em Setur e FGV realizam primeira etapa de estudo de competitividade no Estado

About the Author: