Setur convoca Conferência Estadual do Turismo

///Setur convoca Conferência Estadual do Turismo

Setur convoca Conferência Estadual do Turismo



O Fórum Estadual de Turismo reuniu centenas de pessoas, na manhã da sexta-feira, dia 08, no Hotel Sheraton, em Porto Alegre. Promovido pela Setur, o evento contou com as presenças do governador Tarso Genro, do vice-governador, Beto Grill, do prefeito da Capital, José Fortunati, do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, da deputada federal Manuela Davila e de autoridades de diversos municípios gaúchos, além de representantes do trade turístico do Estado.

Falando para uma plateia que lotou o espaço reservado ao encontro, a secretária Abgail Pereira se disse bastante satisfeita com a presença de um número tão significativo de participantes. “Essa representatividade toda que vemos aqui hoje é resultado da atuação da Setur nestes primeiros meses de Governo. Até agora ouvimos muito, fomos ao Interior e ao Exterior, e sabemos que o turismo é estratégico para o desenvolvimento do Estado. E todos estão percebendo que estamos trabalhando para isso”, revela.

Ainda na fala de abertura Abgail revelou que está em estudo, junto à Grampal, um consórcio de turismo metropolitano que terá a tarefa de elaborar um projeto para criar um Centro de Eventos de caráter mundial para atender à demanda da população gaúcha. “O consórcio será um eixo do nosso plano estratégico para que Porto Alegre se torne a porta de entrada para o Mercosul e seja o principal canal de entrada de turistas e investidores”, avalia.

Além disso, informou que o Fórum seria a primeira oportunidade para o trade tomar conhecimento da realização da 1ª Conferência Estadual do Turismo que a Pasta pretende promover ainda este ano.

Abgail destacou que entre as metas da secretaria está a criação de um novo plano estadual de turismo com a alteração de leis que, atualmente, não servem ao setor. “Queremos, entre outras coisas, mudar o fundo estadual do turismo, pois nosso orçamento anual está muito defasado. O que temos para gastar por ano é que Santa Catarina dispõe todos os meses. E isso é inconcebível. Há 16 anos a verba que temos à disposição é a mesma e assim não pode continuar”, ressalta.

Com relação ao grande evento que movimentará o turismo gaúcho nos próximos anos, a secretária contou que entre as ações que já foram colocadas em prática está a Escola da Copa, em parceria com as secretarias do Esporte e do Trabalho. “A Setur está coordenando esse projeto que visa qualificar e capacitar gestores públicos e privados para bem receber os turistas. A Copa de 2014 será uma grande oportunidade para projetarmos o Rio Grande do Sul para o Brasil e para o mundo”, acredita.

De acordo com o governador Tarso Genro, o trade tem uma responsabilidade enorme para que esse projeto dê certo, no entanto, ressaltou que existem pontos que precisam de acertos. “Não se faz turismo sem que se tenha acessibilidade para chegar aos locais. Não se faz turismo se não existe uma organização institucional e se o setores público e privado não trabalharem juntos, sem disputa de beleza. O Governo tem essa visão”, afirma.

Tarso ressaltou que outro aspecto que deve merecer uma maior atenção é o da segurança. “A questão da segurança pública tem de ser tratada com seriedade. Teremos a polícia comunitária turística que atuará em regiões como a Serra, Costa Doce e Metropolitana”, revela.

Para o prefeito José Fortunati, o turismo tem um papel fundamental para colocar o Rio Grande do Sul no mapa do País. “Até há pouco tempo, o Estado não existia nas ações pensadas pelo Governo Federal. E agora vemos isso mudar. O turismo faz bem, desenvolve, cria renda e aumenta a autoestima”, sintetiza.

No encerramento do Fórum, Abgail pediu que não seja cobrado foco da Setur. “Nós somos totalmente desfocados. Não vamos agir por focos, mas por sistemas. Vamos trabalhar o sistema do turismo para estruturar nossa oferta, qualificar nosso pessoal e colocar nosso produto na prateleira”.

“Saio daqui hoje mais fortalecida e mais decidida a continuar lutando muito pelo turismo gaúcho, para ajudarmos no desenvolvimento econômico deste Estado e na diminuição da desigualdade social”, finaliza.

Fonte: Setur-RS

Foto: Solange Brum

By |2011-04-09T00:00:00-03:00abril 9th, 2011|Sem categoria|Comentários desativados em Setur convoca Conferência Estadual do Turismo

About the Author: