Seminário regional dá novo impulso ao turismo

///Seminário regional dá novo impulso ao turismo

Seminário regional dá novo impulso ao turismo



Um dos pontos turísticos mais famosos de Teutônia foi o pano de fundo para a realização do I Seminário Regional de Turismo, tendo por local o salão de eventos do Restaurante da Lagoa da Harmonia. O evento teve a participação de empreendedores de Teutônia e da região na área de Turismo, lideranças do Municípioe da região, presidente da AMTURVALES, deputado estadual João Fischer “Fichinha” e o Secretário Estadual de Turismo, José Heitor Gularte.

“Para Teutônia é um momento ímpar podemos reunir lideranças, empreendedores, autoridades em torno do assunto que com certeza temos uma caminhada muito grande pela frente, que é o Turismo”, destacou o vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Ariberto Magedanz. “Já descobrimos que Turismo não se faz de forma isolada e Teutônia está convencido de que é hora de unirmos esforços para alcançarmos nossos objetivos. Este é um dos principais objetivos de hoje, mostrar para a nossa região de que precisamos nos unir. O Vale é fértil, tem potencial grande na área, basta acreditarmos e explorarmos este potencial”, complementou.

Magedanz enfatizou que o objetivo central do I Seminário Regional de Turismo é chegar, ao fim do dia, com um documento firmando ações concretas para o turismo. “Precisamos a união de todos os segmentos para alavancarmos o turismo. É alegria retornar a Cultura e o Turismo, quando lançamos a primeira rota turística da região. Cabe a nós revitalizarmos, retornarmos e acreditarmos no turismo”, explicou.

Turismo se alimenta da diferença

Na visão do prefeito de Teutônia, Renato Airton Atmann, “o Turismo se alimenta da diferença cultural, de belezas que cada cidade tem. Nós, como gestores públicos, temos a obrigação e devemos ter o comportamento de trabalhar em parceria para mostrar nossas potencialidades”, Attmann opina que “falta um pouco mais de marketing para mostrar as belezas naturais, de divulgação das nossas belezas, melhorando sua infra-estrutura em todos os sentidos”.

O chefe do Executivo apontou que o Município será parceiro da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (AMTURVALES). “O Turismo é uma grande fonte de arrecadação natural que temos no Vale do Taquari. Além disso, devemos resgatar, via turismo cultural, nossas tradições e conhecer um pouco melhor nosso passado, preservar nosso patrimônio cultural de todas as formas”, apontou.

Nova ação prática

O vereador de Teutônia, Jonatan Brönstrup (PSDB), representando o Legislativo, destacou que o Seminário “é o ponta pé inicial para mais uma ação desta nova administração, agora na área do Turismo. Podem ter certeza, que o Vale do Taquari será referência na área do turismo assim que todos nos engajamos e pegar junto quer aqui pode acontecer o que todos querem, desenvolver o turismo em todas as áreas. Podem contar com o poder Legislativo, que será parceiro para as questões turísticas, para junto com a administração, desenvolver cada vez mais esta área”.

O deputado estadual João Fischer elogiou a iniciativa de Teutônia e disse que é necessário “olhar para frente para que os que nos seguem tenham um caminho um pouco melhor. É uma área muito boa o turismo e não se faz um trabalho sozinho, senão todos estariam prontos e tudo estaria resolvido. Só conseguiremos atrair pessoas se estivermos em grupo, unindo todas as forças possíveis, independente de credo e etnias. Todas as etnias têm coisas bonitas para serem mostradas, começando pela Cultura, pela valorização da gastronomia e pelas belezas naturais”.

O presidente da AMTURVALES, Ronaldo Zarpellon, fez a apresentação da nova diretoria da AMTURVALES e as ações turísticas sendo desenvolvidas, como roteiros em atuação e projetos futuros. Acredita que a disponibilização de um trem turístico dará um novo impulso ao turismo regional, “Devemos deixar de lado o individualismo, pensar sempre no coletivo e conjugar sempre a palavra regional”, ponderou.

Palestras e trabalhos

O Secretário Estadual de Turismo, José Heitor de Souza Gularte, antecipou sua palestra para o turno da manhã, pois possuía outros compromissos em sua agenda. Gularte destacou os projetos da pasta para a região, e elogiou a iniciativa de Teutônia em promover um seminário na área. “Acabou aquela fase de que tínhamos um secretário de Turismo da Serra, isso já é passado. Todos sabem o que estou falando. Sou da metade Sul, que é incipiente sob o ponto de vista do Turismo. E uma das missões é gerar produtos turísticos em regiões menos desenvolvidas”, explicou. Informou que a governadora definiu que o cargo de secretário adjunto deve ser preenchido com um turismólogo, o que garante a profissionalização do trabalho.

No início da tarde, aconteceu a apresentação do Grupo Instrumental 25 de Junho, demonstrando e representando a cultura de Teutônia. Em seguida houve a palestra sobre “Como explorar o potencial turístico da região”, com a turismóloga Juliana Jasper. Durante o dia aconteceram momentos de discussão do Plano de Ações para o desenvolvimento do Turismo no Vale do Taquari, culminando a apresentação das ações definidas no evento.

Fonte: Folha Popular, 09/05/2009, pág. 2

Foto: Ass. Imp. AMTURVALES

By |2009-05-11T00:00:00-03:00Maio 11th, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Seminário regional dá novo impulso ao turismo

About the Author: