Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo do Rio Grande do Sul terão encontro durante o Turisvales

///Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo do Rio Grande do Sul terão encontro durante o Turisvales

Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo do Rio Grande do Sul terão encontro durante o Turisvales

ScreenShot001

O Salão de Turismo dos Vales – Turisvales, que ocorre dias 15,16 e 17 de agosto, no Parque do Imigrante, reunirá no dia 15 de agosto Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo do Rio Grande do Sul. O encontro visa orientar e atualizar os gestores de turismo dos municípios sobre as contribuições e políticas dos Governos Estadual e Federal voltadas ao setor.

Organizado pela Secretaria Estadual de Turismo do RS (SETUR-RS) e com as parcerias da Associação Gaúcha de Municípios (AGM) e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o encontro inicia às 9h30min. A abertura oficial terá a participação da Secretária Estadual, Abgail Pereira.

O primeiro painel da manhã terá como temática “Eixos de estruturação de destinos e regiões turísticas – da formação de instância de governança ao monitoramento”, com o diretor de Desenvolvimento do Turismo da SETUR/RS, Maximilianus Pinent; a diretora do Núcleo de Projetos da SETUR/RS, Adriana Jota; o subdiretor de Turismo da Província de Maldonado e coordenador do Projeto Mercocidades, Álvaro Bertoni Sanguinetti; e a diretora Executiva da ATUASERRA, Beatriz Paulus.

Segundo o diretor da Setur-RS, Maximilianus Pinent, o encontro tem um foco dinâmico de construção de políticas públicas. “Não será conceitual e sim pragmático, contextualizando a regionalização do turismo e os eixos de construção de programas e projetos relacionados ao desenvolvimento econômico pelo turismo”, explica. A pauta buscará a sistematização de um mapa regionalizado, com a estruturação e ordenamento de destinos e regiões, passando pelos eixos estratégicos já apontados no Plano Diretor do Turismo até o processo de monitoramento. “Pretendemos discutir o que podemos e devemos construir juntos, Setur-RS e órgãos municipais alinhados ao Programa Nacional de Regionalização do Turismo”, acrescenta.

Pinent entende que o processo de estruturação e ordenamento do turismo perpassa por várias instâncias, desde o processo de sensibilização e mobilização até o monitoramento das políticas públicas. “Esta palestra contextualiza o processo de acordo com a abordagem do PRT, em nível nacional e estadual, e como os órgãos municipais poderão se apoiar no processo de regionalização do turismo no Rio Grande do Sul para construir as suas pautas do turismo municipais e regionais”, diz.

A segunda explanação começa às 14h e abordará o tema “Qualificar pessoas, serviços e produtos X empreender e investir: como as instâncias de governo ordenam e fomentam”. Os painelistas são a diretora de Qualificação da Setur/RS, Sinthia Mayer, e o coordenador de Turismo da Famurs, Julio Cesar Pannebecker.

Às 15h, o coordenador-geral da Famurs, Mario Nascimento, explora o tema “PAC das Cidades Históricas: a infraestrutura turística e a manutenção da história”. Às 16h, no último painel do Encontro, o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ítalo Oliveira Mendes, fala sobre “Planejamento e Posicionamento de Mercado das rotas e roteiros turísticos”.

O Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo do Rio Grande do Sul ocorre no Auditório Chimarrão, no Parque do Imigrante.

O Turisvales ocorre nos dias 15,16 e 17 de agosto em Lajeado, no Vale do Taquari. O evento é promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). A realização do Salão é da Lume Organização de Eventos e conta com as parcerias da Secretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS), Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Prefeitura de Lajeado, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Sebrae, Emater/RS-Ascar, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo no RS (ABBTUR-RS), Ministério do Turismo, Associação Gaúcha de Municípios (AGM), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Studio Produtora, Vigilância Mühl, Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL). O patrocínio é de Corsan, Banrisul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Mais informações e inscrições no site www.turisvales.com.br

Texto: Diogo Fedrizzi/Ass. de Imprensa Turisvales

By |2013-07-31T13:52:19-03:00julho 31st, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo do Rio Grande do Sul terão encontro durante o Turisvales

About the Author: