Secretários de Cultura e Turismo do G10 definem próximas ações de trabalho

///Secretários de Cultura e Turismo do G10 definem próximas ações de trabalho

Secretários de Cultura e Turismo do G10 definem próximas ações de trabalho



Nesta quinta-feira, dia 9, os secretários de Cultura e Turismo da Região Alta do Vale do Taquari estiveram reunidos na Sala de Reuniões da Câmara de Vereadores, em Ilópolis.

Os gestores que integram o G10 (Grupo dos 10 municípios da Região Alta do Vale) debateram, junto com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), ações para desenvolver o setor nos municípios.

Coordenada pelo presidente Amturvales, Vanildo Roman, e pela turismóloga Lizeli Bergamaschi, a reunião contou também com a participação do coordenador de Extensão da Faculdade La Salle de Estrela, Vainder Melo.

“É fundamental trabalharmos juntos. Com um município ajudando o outro estaremos nos fortalecendo”, disse Roman.

Entre as pautas da manhã esteve a realização de novos cursos de qualificação para condutores locais, empreendedores e gestores.

Melo destacou que a região tem um grande potencial que não é percebido. Ele colocou a Faculdade à disposição para a realização dos treinamentos.

“Esse processo de implantação turística é de médio e longo prazo. Vejo o esforço e o trabalho contínuo de vocês. Com a união de todos, o auxílio de uma entidade como a Amturvales, agregado ao conhecimento que vocês buscam, a região conseguirá atingir os objetivos”, falou.

O coordenador apresentou três propostas de qualificação para os municípios, que serão avaliadas para após serem realizadas.

Para a secretária de Turismo de Ilópolis, Ariana Cittolin, o setor precisa ser valorizado. “O turismo é um trabalho de formiguinha, que é importante para quem vem nos visitar, mas mais importante para quem faz turismo, pois gera, entre outras coisas, renda aos municípios”.

O presidente da Amturvales ainda solicitou à faculdade a elaboração de um projeto para a implantação de um curso de idiomas (inglês/espanhol) para os profissionais de turismo. “Essa qualificação é uma demanda regional. Ano que vem teremos a Copa do Mundo e precisamos estar preparados”.

Ao final, os secretários também definiram que continuarão participando com um estande único nos eventos realizados nos municípios que integram o grupo e aprovaram a confecção de um novo Material Promocional Turístico da Rota da Erva-Mate.

Estiveram presentes representantes de Anta Gorda, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Itapuca e Nova Bréscia.

Texto/foto: Caroline Rodrigues/Ass. de Imprensa Amturvales

By |2013-05-09T00:00:00-03:00Maio 9th, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Secretários de Cultura e Turismo do G10 definem próximas ações de trabalho

About the Author: