Secretário Kalil Sehbe apresenta oportunidades para o Vale do Taquari atrair turistas durante a Copa do Mundo

///Secretário Kalil Sehbe apresenta oportunidades para o Vale do Taquari atrair turistas durante a Copa do Mundo

Secretário Kalil Sehbe apresenta oportunidades para o Vale do Taquari atrair turistas durante a Copa do Mundo

Sehbe apresentou ao público a missão da pasta, desde as ações prioritárias até as principais conquistas, entre elas, a criação da Secretaria e a instituição do Plano de Empregos, Funções e Salários da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (FUNDERGS).

O secretário também deu boas expectativas para a região quando abordou a temática “Copa do Mundo: Oportunidades para o Rio Grande do Sul com o Mundial de 2014”.

Sehbe apresentou um levantamento feito pelo Ministério do Turismo, que utilizou a Copa da África do Sul como base para projetar a Copa no Brasil.

De acordo com o apontamento, o país deve receber três milhões de turistas (mercado doméstico). 80% deles hospedam-se em hotéis e, destes, quase 77% em ficam em hotéis até três estrelas. Além disso, mais de 50% visitam mais de duas cidades, sendo que 80% fazem turismo adicional, conhecendo outras cidades. A média de gastos dos turistas internacionais na África do Sul foi de R$ 11.412,50.

Outro dado importante se refere aos municípios que serão Centros de Treinamento de Seleções. Hoje, no Rio Grande do Sul, 12 estão pré-selecionados pela Fifa. Sehbe explicou que entre os meses de agosto e setembro será aberta uma nova oportunidade para cadastro. “A Fifa fará um caderno sugerindo cidades que poderão ser campo de treinamento. O Vale pode responder os questionários novamente e mostrar alguns locais, como o novo Estádio do Lajeadense e a academia da Univates. Essa busca deve ser um trabalho integrado”, alertou. “A Comissão Técnica de cada país vai escolher onde a sua seleção ficará”.

O chefe da pasta ainda explanou que, mesmo não tendo nenhum município como Centro de Treinamento, o Vale do Taquari poderá, mesmo assim, receber turistas. “A região pode receber turistas de outras formas. Os municípios localizados a um raio de 120 quilômetros da sede, que é Porto Alegre, são considerados sedes também e poderão receber visitantes”, disse. “O Vale é uma região pujante e deve pensar também em eventos durante a Copa. Um dos atrativos é as Fan Fests (Festas para Torcedores) que podem atrair grande número de turistas”.

Sehbe destacou a importância de uma mobilização estadual. “A Copa somos todos nós. Todas as regiões devem fazer seu material de divulgação e levar para a Câmara Temática, que é composta por nove temas, entre eles, o de Desenvolvimento Turístico”, afirmou. Para ele, o Vale também deve fazer missões de negócios, em roteiros como Uruguai e Argentina.

Para o presidente da Amturvales, Vanildo Roman, a apresentação do secretário mostrou oportunidades para o Vale. “A localização geográfica do Vale do Taquari nos beneficia. A região contempla os 120 quilômetros de Porto Alegre, necessários para os municípios serem considerados sede. É momento de nós trabalharmos e nos prepararmos. Temos que buscar qualificação para usufruir os benefícios do período antes, durante e pós-Copa”, falou.

Roman ainda aproveitou para entregar ao secretário todo o material de divulgação turístico do Vale do Taquari.

Ainda durante a explanação, o secretário apresentou as obras prioritárias de infraestrutura no Rio Grande do Sul para a Copa, entre elas, reforço energético, melhorias em rodovias, metrô e aeromóvel.

A palestra aconteceu paralelamente à Conferência Estadual de Esporte e Lazer – etapa regional – que também ocorreu na Univates. Além de secretários de Turismo da região e prefeitos, participaram do evento o presidente da Associação de Municípios do Vale do Taquari e prefeito de Westfália, Sérgio Marasca, o presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (AVAT), Adair Villa, o reitor da Univates, Ney Lazzari, o diretor dos assuntos da Copa da Amturvales, Ronaldo Zarpellon, entre outros.

Texto/fotos: Caroline Rodrigues/ Ass. de Imprensa Amturvales

By |2011-06-28T00:00:00-03:00junho 28th, 2011|Sem categoria|Comentários desativados em Secretário Kalil Sehbe apresenta oportunidades para o Vale do Taquari atrair turistas durante a Copa do Mundo

About the Author: