Secretaria do Turismo define ações para 2012

///Secretaria do Turismo define ações para 2012

Secretaria do Turismo define ações para 2012



Com o objetivo de estruturar, promover e fomentar o produto turístico gaúcho nos principais mercados nacionais e internacionais, visando à Copa do Mundo, a Secretaria de Turismo (Setur) desenvolverá ações dentro dos programa Conheça o Rio Grande e de Desenvolvimento Integrado do Turismo.

No Conheça o Rio Grande, entre outras iniciativas, a secretaria desenvolverá um trabalho de apoio ao turismo das cidades históricas do Estado, apostando em municípios que têm potencial turístico ligado à identidade e à história farroupilha e missioneira. Outra proposta da Setur é apostar no desenvolvimento do turismo náutico, com projetos para construção e implementação de estruturas e equipamentos, além da melhoria do acesso aos recursos hídricos para o desenvolvimento do turismo.

Para a divulgação dos atrativos do Estado, a meta é traçar um programa de marketing para apoiar o desenvolvimento e formatação de produtos e roteiros turísticos alinhados à demanda e criar estratégias para ofertá-los no Brasil e no Exterior, com foco no turismo de eventos e negócios, rural, cultural e religioso, de estudo e intercâmbio, náutico, ecoturismo e turismo de aventura, enoturismo e LGBT.

Já assinado com a secretaria da Educação, o projeto Formando Turistas pretende desenvolver uma estratégia de promoção turística do produto gaúcho a partir do intercâmbio educacional entre as regiões gaúchas. Outras metas da Setur apontam, também, para a potencialização do turismo de negócios e eventos na Região Metropolitana de Porto Alegre e a consolidação do turismo rural, implementando projetos de qualificação da oferta turística, melhoria da infraestrutura e serviços públicos, promoção e comercialização dos destinos referência neste segmento.

Desenvolvimento integrado do turismo

Neste programa, a Secretaria de Turismo pretende desenvolver a atividade turística gaúcha como fator de desenvolvimento econômico, por meio da geração de trabalho e renda, com a inclusão da atividade na pauta de consumo de todos os gaúchos. Entre as ações previstas para 2012 estão o cadastramento, fiscalização e certificação dos serviços turísticos com o objetivo de gerenciar, aperfeiçoar e disponibilizar instrumentos normativos e regulamentadores que garantam requisitos de qualidade para produtos e serviços a serem oferecidos pelos prestadores de serviços e profissionais do turismo no Rio Grande do Sul.

O fomento do ecoturismo em parques estaduais e entorno também está previsto pela Setur, uma vez que a ideia é desenvolver projetos de qualificação da oferta turística no entorno dos Parques Estaduais e aprimorar a recepção e estrutura de visitação das Unidades de Conservação.

Uma vez que há dificuldade para a coleta de dados específicos sobre o turismo no Estado, a secretaria pretende investir em um programa de estudos e estatísticas do setor, onde a meta é sistematizar informações que sirvam como instrumentos de planejamento, gestão e promoção dos destinos gaúchos, visando subsidiar o desenvolvimento da política de turismo.

Para melhorar a infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem receber, a Setur aposta na implantação de sinalização turística de atrativos nas áreas urbana e rural, roteirização turística e instalação e revitalização de Centros de Informação Turística e de Batalhões de Policiamento Turístico para expansão da atividade e o desenvolvimento turístico regional.

Outra iniciativa que será colocada em prática em 2012 é a qualificação de profissionais e empresários ligados direta e indiretamente ao turismo, incluindo a produção associada à atividade turística. Além disso, a Setur apostará na regionalização para estruturar e consolidar destinos turísticos competitivos nas regiões, desenhando o ordenamento territorial da atividade no Rio Grande do Sul.

Fonte: Setur

By |2012-01-02T00:00:00-02:00janeiro 2nd, 2012|Sem categoria|Comentários desativados em Secretaria do Turismo define ações para 2012

About the Author: