Santo Sudário em Encantado: Única réplica em todo Continente Americano

///Santo Sudário em Encantado: Única réplica em todo Continente Americano

Santo Sudário em Encantado: Única réplica em todo Continente Americano



A única réplica em todo o Continente Americano do famoso pano que poderia ter sido a mortalha de Cristo está mais perto do que você imagina. Aqui mesmo no Vale do Taquari, mais precisamente em Encantado

Por Vinícius Flôres

Única réplica no tamanho original em todo o Continente Americano. O pano original está localizado em Turim, na Itália. A réplica está exposta em sala especial na Igreja Matriz São Pedro, desde 2002, em Encantado.

Milhares de visitantes de outras regiões, Estados e até países já assinaram o livro de presenças.

A Igreja Matriz São Pedro de Encantado está localizada na Rua Monsenhor Scalabrini, no Centro da cidade.

Informações: Casemiro Frigeri (51) 3751-1233 (R)

» Confira as fotos no final da página

Sobre o Santo Sudário

O Santo Sudário original, localizado em Turim, na Itália, é um pano de linho que apresenta a imagem de um homem com vários traumatismos, consistentes com o relato bíblico da paixão de Cristo (crucificação). O tecido tem cerca de 4,4m por 1,1m. Existem duas imagens no pano, uma frontal e uma de costas. Comparando a sua face com seu corpo, está em total desacordo, pois seus braços são muito longos e seu nariz é desproporcional.

Alguns Católicos acreditam que a imagem é a de Jesus Cristo e que o sudário é a sua mortalha e, portanto, uma relíquia cristã de valor incalculável. Os mais céticos classificam a peça como um embuste. Seja qual for a explicação, o Santo Sudário tem vindo a estimular a discussão entre historiadores, crentes, cientistas e acadêmicos. Vários estudos foram feitos para comprovar ou eliminar a hipótese de que toda essa história seja realmente verdadeira.

O método do Carbono 14 foi usado para tentar descobrir de que época o tal pano teria surgido. Em base nisso, seria possível descobrir se o pano já existiria na época de Jesus Cristo.

Segundo pesquisa publicada na revista especializada “Termochimica Acta”, sugere que o manto tem entre 1.300 e 3.000 anos, o que tornaria possível a teoria de que ele foi usado por Cristo. Raymond Rogers, que coordenou o novo estudo, disse que testes químicos indicam que a amostra usada na análise de 1988 foi retirada de um pedaço de remendo medieval usado no manto para reparar uma parte que havia sido queimada.

Parte queimada

Da BBC Brasil

O manto de linho foi danificado em vários incêndios desde que sua existência foi registrada na França, em 1357, inclusive por um ocorrido em uma igreja em 1532. Ele foi restaurado por freiras que cobriram buracos e forraram o manto com um material reforçado.

Em seu estudo, Rogers analisou e comparou amostras utilizadas nos testes da década de 80 e outras amostras do famoso manto. Testes microquímicos, que empregam quantidades mínimas de materiais, demonstraram que o manto deve ser mais antigo do que se acreditava antes.

Esses testes revelaram a presença de um produto químico chamado vanilina na amostra de carbono-14 e no tecido do forro, mas não do resto do manto. Esse composto é produzido pela decomposição da lignina, encontrada em plantas. A presença de vanilina em materiais como o linho diminui com o tempo, oferecendo um método para estabelecer a idade do manto.

“O fato de que a vanilina não pode ser detectada na lignina das fibras do manto, pergaminhos do Mar Morto e outros pedaços de linho muito antigos indica que o manto é muito velho”, escreveu Rogers.

By |2008-09-30T00:00:00-03:00setembro 30th, 2008|Sem categoria|Comentários desativados em Santo Sudário em Encantado: Única réplica em todo Continente Americano

About the Author: