Roteiro Gemas & Jóias vai ser lançado em São Paulo

///Roteiro Gemas & Jóias vai ser lançado em São Paulo

Roteiro Gemas & Jóias vai ser lançado em São Paulo



Os associados presentes à assembléia extraordinária da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), realizada quinta-feira, no auditório 5 da Univates, aprovaram a proposta de a entidade fazer a governança do Roteiro Turístico Gemas e Jóias, o qual envolve os municípios de Porto Alegre, Estrela, Lajeado, Guaporé, Soledade, Ametista do Sul e Frederico Westphalen. A reunião foi coordenada pelo presidente Rafael Fontana e contou com a presença da secretária substituta da Secretaria de Turismo do Estado, Marla Hansen, além dos prefeitos Edelbert Jasper, de Colinas, e Celso Brönstrup, de Estrela.

Os associados também aprovaram alteração do estatuto que permite a participação de prefeituras e entidades de municípios fora da área de abrangência da Amturvales, sem que seja necessário se associar. “Precisávamos do aval dos associados para assumir essa responsabilidade”, disse Fontana. Marla Hansen explicou que várias entidades estavam habilitadas para assumir essa tarefa e a escolha recaiu sobre a Amturvales por preencher todos os requisitos exigidos pelos organismos públicos estadual e federal. Ela também explicou que no dia 19 de junho o roteiro das pedras preciosas será lançado em âmbito nacional durante o Salão Brasileiro de Turismo, em São Paulo.

Erva-Mate

O presidente da Amturvales fez um relato sobre o trabalho de implementação do roteiro turístico da Erva-Mate, que abrange sete municípios da região alta do Vale do Taquari – Encantado, Relvado, Anta Gorda, Putinga, Doutor Ricardo, Ilópolis e Arvorezinha. Ele disse que em três meses deverá estar concluído o roteiro, pronto para ser comercializado.

O empresário de Encantado, Marco Tonin, defendeu o projeto de pavimentação da rodovia que liga os municípios de Muçum e Santa Tereza, que irá interligar a Serra Gaúcha com o Vale do Taquari. Para tratar sobre a elaboração do projeto de asfaltamento foi formada uma comissão integrada por Rafael Fontana, Marcos Tonin e Vanildo Roman.

O prefeito de Estrela, Celso Brönstrup, apresentou informações sobre as tratativas de conseguir viabilizar o transporte de passeios pela Ferrovia do Trigo. Ele disse que acompanha o processo de liberação de uma locomotiva, que está disponível no Porto de Rio Grande. “Ela é fundamental para viabilizar o passeio de trem”, diz Brönstrup. Para acompanhar o processo foi constituída uma comissão com Rafael Fontana, Celso Brönstrup, Edelbert Jasper, Fernando Fensterseifer, Ronaldo Zarpellon e Hari Schneider.

By |2008-06-11T00:00:00-03:00junho 11th, 2008|Sem categoria|Comentários desativados em Roteiro Gemas & Jóias vai ser lançado em São Paulo

About the Author: