Rota Germânica: Um passeio pela colonização alemã

///Rota Germânica: Um passeio pela colonização alemã

Rota Germânica: Um passeio pela colonização alemã



A Rota Germânica, na cidade de Teutônia, oferece um passeio pela capital dos corais contemplando belos atrativos como o museu que contém uma raridade em instrumentos musicais de mais de 100 anos de história, além de abrigar a peça única no mundo com a qual o gênio teutoniense, Henrique Uebel, mais conhecido por “Homem Orquestra”, tocava simultaneamente sete instrumentos musicais.

A Rota ainda contempla Caprinocultura Kreimeier, mais conhecida como “Vale Saudável” por conter mais de 100 espécies de ervas medicinais, tóxicas e ornamentais; Cogumelos do Sol, aprendendo todo o processo de produção à industrialização dos cogumelos; a Lagoa da Harmonia, situada a 593m de altitude e cercado por um verde exuberante com cerca de 8 hectares de água límpida e perene; e muito mais.

Antick Haus Bergmann

Antiga casa comercial dos Bergmann, construída em 1895 (108 anos), encontram-se antigos documentos do armazém e vários objetos antigos.

Telefone: (51) 3762-2484 R. 122

Centro Administrativo Municipal

Com 5.800 m² de área construída sob forma de cruz simbolizando a fé do povo teutoniense é um dos pontos turísticos mais visitados. Em seus 64 módulos funcionam diversas repartições públicas inclusive a própria Prefeitura.

Nos quatro quadrantes que formam o Centro Administrativo encontramos o Museu Henrique Uebel que guarda pertences dos antepassados, históricos com mais de 100 anos, além de abrigar a peça única no mundo com a qual o gênio teutoniense, Henrique Uebel, mais conhecido por “Homem Orquestra” tocava simultaneamente sete instrumentos musicais, no outro quadrante está o relógio de flores cuja beleza impar representa a pontualidade do povo Germânico, pouco adiante pode-se vislumbrar da praça das tradições com seu forno de pão, moinho de cana, o poço dos milagres e o gigante sapato-de-pau símbolo do município de Teutônia.

No último quadrante está o lago com o formato do mapa do município estando em seu centro duas estátuas, um casal de imigrantes alemães, construídas em homenagem aos imigrantes que colonizaram nosso município.

Telefone: (51) 3762-1263

Cogumelos do Sol

Propriedade rural cuja sua maior produção é o Cogumelo do Sol, sendo um produto comestível. Nesta propriedade você aprenderá todo o processo de produção a industrialização dos cogumelos.

Telefone: (51) 9845-3443

Engenho Quatro Ventos

Nesta propriedade você irá participar do processo de elaboração artesanal da aguardente, licor, rapadura, açúcar mascavo, melado além de degustar o caldo da cana feito na hora.

Neste passeio o turista poderá conhecer uma Comunidade Típica Alemã localizada na comunidade de Linha Clara, lá se encontra a igreja no estilo gótico, a escola comunitária campo de futebol, sociedade cultural, cemitério além da única sociedade de tiro ao alvo da região.

Telefone: (51) 3762-7155 R. 138

Homem do Sapato-de-Pau

O sapato – de – pau símbolo do município de Teutônia, trazido pelos imigrantes alemães em 1858 vindos da Westfália, servia para proteger os pés do frio e da umidade durante as lidas domésticas e agrícolas, nesta propriedade voltaremos ao passado e veremos como o sapato – de pau era confeccionado.

Telefone: (51) 9902-0030

Pesque-Pague

Nesta propriedade além de participar da feira de peixe, tem-se a opção de pescar, andar de pedalinho além de degustar um bom peixe frito.

Telefone: (51) 9103-2041

Represa Strate

Balneário com uma bela represa é muito freqüentado no verão, além das trilhas ecológicas oferece opção de acampamento.

Telefone: (51) 3762-2484 R. 254

Caprinocultura Kreimeier

Mais conhecida como “Vale Saudável”, você poderá conhecer um pouco mais sobre a caprinocultura leiteira e visitar o Horto Medicinal o qual tem mais de 100 espécies de ervas entre medicinais, tóxicas e ornamental.

Durante o passeio você irá passar em frente a uma típica Casa alemã construída através da técnica do enxaimel em 1881, (122 anos) a mesma consta no brasão da bandeira do município de Teutônia.

Telefone: (51) 3762-2484 R. 161 ou (51) 9206-1525

Champy Empreendimentos

Nesta propriedade você viajará pelo mundo dos cogumelos, irá conhecer muitas variedades além de identificar os cogumelos comestíveis.

Durante a Rota Germânica você irá passar em frente a Igreja Centenária da Linha Frank onde se encontra a certidão de batismo do Ex Presidente da República Senhor Ernesto Geisel e pela casa enxaimel do Wiethölter onde foi feito uma cena do filme ” A Paixão de Jacobina”.

Telefone: (51) 3762-4408 ou (51) 3762-3209

Complexo Turístico do Colégio Teutônia

A única escola agrícola na região e a primeira em qualidade do estado, tem como parada obrigatória o Teuto Brik (Feira permanente de Produtos Agroecológicos) e um passeio pelo Horto Ackleia (horto medicinal), floricultura, ovinocultura e a única estação agroclimatológica do Vale.

Telefone: (51) 3762-6025

Floricultura Musskopf

Nesta propriedade você irá conhecer todo o processo de produção até a comercialização de flores e folhagens, além de ter uma diversidade de artesanato do município de Teutônia.

Telefone: (51) 9843-2697

Lagoa da Harmonia

Situada a 593 m de altitude é cercado por um verde exuberante, tem 8 hectares de água límpida e perene. Esta lagoa represada deu origem a primeira hidrelétrica do município que deu originou a cooperativa de eletrificação. Além da infra-estrutura das cabanas, apartamentos e um belíssimo restaurante, poderão ser feitos passeios de pedalinho, trilhas ecológicas, vôos de asa delta e paraglider, trilhas de gip além de subir ao mirante de onde se pode avistar o Vale do Taquari, além dos três bairros que formam o município, Teutônia, Languiru e Canabarro

Telefone: (51) 3501-5187

Pousada Recanto do Riacho

A Pousada está localizada na Linha Clara interior do Município de Teutônia, além de servir como meio de hospedagem, também serve para realização de reuniões e festas. É um ótimo local para relaxar em meio a natureza.

Telefone: (51) 3762-2484 R. 156

Restaurante Matinho

Restaurante típico alemão onde é servido comida típica alemã e café da colônia, tem-se a oportunidade de fazer um passeio à cavalo e de carruagem pela propriedade podendo-se também visitar o frigorífico e o ponto de venda de produtos coloniais.

Telefone: (51) 3762-9126 ou (51) 3762-8313

Obs.: Os passeios pela Rota Germânica deverão ser previamente agendados. Maiores informações poderão ser obtidas pelo centro de informações turísticas

Telefone: (51) 3762-1263

By |2008-09-12T00:00:00-03:00setembro 12th, 2008|Sem categoria|Comentários desativados em Rota Germânica: Um passeio pela colonização alemã

About the Author: