//Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio
Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio2019-08-23T15:13:25-03:00

Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio

A Padroeira de Linha Tigrinho Baixo é Nossa Senhora do Caravágio, santa escolhida pelos primeiros colonizadores da localidade: famílias de Antônio Berti, Jacó Talini, Francisco Valandro e Celeste Spessato. O Santuário de Caravágio existente hoje na comunidade, substituiu uma pequena capela, erguida pelos primeiros colonizadores.

A pedra fundamental do Santuário foi benzida na Festa de Nossa Senhora do Caravágio realizada há 50 anos, no dia 26 de maio de 1963. A partir desta data, os moradores da comunidade e a Paróquia de Nova Bréscia começaram a realizar campanhas de doação para a construção do Santuário. A arrecadação das festas em honra à Nossa Senhora do Caravágio era revertida para a obra. Segundo o Livro Tombo da Paróquia São João Batista, na festa de maio de 1965, o santuário estava em construção. As paredes atingiam quase 8 metros de altura, faltando a colocação da cúpula.

O construtor responsável pela obra era Jacinto Grando, de Passo Fundo. Na festa deste ano, foram arrecadados, segundo o Livro Tombo, 1 milhão de cruzeiros. Já no ano seguinte, a arrecadação foi de 4 milhões. No ano de 1968, 2.500 pessoas compareceram à festa de Nossa Senhora do Caravágio em Tigrinho Baixo. Já no ano de 1969, o Livro Tombo relata que o Santuário já estava com as janelas colocadas e as paredes rebocadas.

A cada ano, o Santuário de Caravágio recebia cada vez mais fiéis. Na festa de 1973, realizada no dia 26 de maio, houve a participação de 3.000 pessoas e a presença do Bispo Dom Alberto Etges. Atualmente, Tigrinho Baixo não recebe mais esta quantidade de peregrinos, mas muitos fiéis mantêm as tradições cultivadas desde antes da construção do Santuário: participam da procissão que leva Nossa Senhora do Caravágio da Igreja Matriz São João Batista até o seu lar, o Santuário de Caravágio; e da missa em honra a esta que é uma das Santas mais populares entre os descendentes de italianos.

Endereço: Tigrinho Baixo

Cidade: Nova Bréscia

Fone: (51) 3757.1122 / (51) 3757.1160

E-mail: turismo@novabrescia.com.br

Site: www.prefeituradenovabrescia.com.br/

Facebook: www.facebook.com/prefeituranovabrescia/

Horário de Atendimento: Sempre aberta