Potencial turístico da região será apresentado no Portal Região dos Vales

///Potencial turístico da região será apresentado no Portal Região dos Vales

Potencial turístico da região será apresentado no Portal Região dos Vales

Ferradura do Rio Taquari - Foto Lizeli Bergamaschi

O Vale do Taquari é uma terra de muitas riquezas, que concentra uma das maiores diversidades econômicas do Estado. O povoamento iniciou por volta do século XVIII com a chegada dos açorianos, seguidos dos alemães, italianos, poloneses e austríacos. Toda essa herança cultural foi acolhida pelas tradições gaúchas e em conjunto formaram um mosaico étnico-cultural regional. Percebendo essa importância, o Portal Região dos Vales irá apresentar semanalmente matérias especiais sobre o turismo no Vale do Taquari. Nós daremos sugestões de passeio e apresentaremos os empreendimentos turísticos que estão alavancando o turismo na região.  Por isso continue acessado o Portal Região dos Vales.

Hoje apresentaremos algumas ações e metas da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), que é a entidade responsável pelas atividades turísticas da região. Atualmente o Vale do Taquari conta com nove roteiros turísticos que viajam pelas lembranças do passado até as riquezas atuais. Os visitantes podem conhecer o Roteiro Delícias da Colônia, a Rota Germânica, a Rota da Erva-Mate, o Caminho dos Moinhos, o Roteiro Caminhos da Forqueta, o Tour Lajeado, o Roteiro Taquari Açoriana, o Roteiro Encantado e a Rota Turística Trilhas e Memórias.

“Sob a coordenação da Amturvales, a região tem se destacado no setor turístico, oferecendo aos seus visitantes atrativos culturais, belezas naturais exuberantes e arquitetura marcante. Os turistas que visitam a região têm a certeza de terem percorrido um dos lugares mais deslumbrantes do interior do Rio Grande do Sul. O Vale do Taquari oferece bons serviços, uma gastronomia farta e variada e uma adequada infraestrutura turística, que proporciona uma estada agradável e prazerosa, marcada pela hospitalidade e simpatia de seus habitantes que residem entre Vales e Montanhas,”, explica a turismóloga da Amturvales, Lizeli Bergamanschi.

Aumento de visitantes

A Amturvales monitora permanentemente os pontos de visitação e comemora os resultados positivos. Em 2009 foram 36.785 visitantes; em 2010 aumentou para 50.689; em 2011 elevou para 69.967; em 2012 subiu para 81.961; em 2013 continuou crescendo e chegou a 103.548 turistas e em 2014 o Vale recebeu 121.402 visitantes.

“O Vale do Taquari vive um momento de desenvolvimento e estruturação turística dando importância para novos investimentos. Estamos recebendo inúmeros turistas nos atrativos que integram as Rotas e os Roteiros turísticos. Além disso, a região também tem promovido uma variedade de eventos que fortalecem o turismo de negócios. Estamos no caminho certo, visto que a cada ano evoluímos com profissionalismo, trabalhando de forma integrada e participativa com a iniciativa privada e com o poder público”, ressalta Lizeli.

Metas até 2017

Até 2017, a Amturvales tem por meta receber 300 mil visitantes e gerar uma demanda cada vez mais pulverizada nos diferentes atrativos que a região possui, aproveitando ao máximo os elementos da cultura, da tradição, da economia, da gastronomia, bem como os recursos naturais. Além disso, está em andamento a qualificação das pessoas em todos os municípios para bem receber os turistas e ainda a implementação de alguns projetos prioritários como o “Trem Turístico” e o Projeto de ligação asfáltica “Pelos Caminhos do Pão e do Vinho”.

Os turistas interessados em obter mais informações sobre os roteiros podem acessar o site: www.amturvales.com.br. A Amturvales está localizada na Rua Padre Anchieta, 1511/206 – Centro de Encantado/RS. As dúvidas também podem ser encaminhadas para o e-mail: secretaria@amturvales.com.br. Visite o Vale do Taquari!

Foto: Lizeli Bergamaschi
Texto: Elisangela Favaretto

By |2015-01-29T12:47:33-02:00janeiro 29th, 2015|Sem categoria|Comentários desativados em Potencial turístico da região será apresentado no Portal Região dos Vales

About the Author: