Roca Sales brinda sucesso da Oktober Freund Fest

///Roca Sales brinda sucesso da Oktober Freund Fest

Roca Sales brinda sucesso da Oktober Freund Fest



Apesar do tempo ruim, evento supera as expectativas. Cerca de 4,5 mil litros de chope foram consumidos por 12 mil visitantes

Por Carina Marques, do Informativo

Com muito chope, música e comida típica, visitantes de toda a região prestigiaram a 4ª Oktober Freund Fest, encerrada ontem na Comunidade Evangélica. Foram três dias em que a Cidade da Amizade se transformou num recanto alusivo à cultura alemã. De acordo com o presidente da comissão organizadora, Paulo Germano Koste, cerca de 4,5 mil litros da bebida-símbolo da festa germânica foram consumidos por 12 mil visitantes.

Na abertura, realizada sexta-feira, foram divulgados os vencedores do concurso de vitrina. Em primeiro lugar ficou a loja Muzotto Modas, segunda colocação Kra-vina Confecções e terceiro lugar Loja Evidencia. Conforme as proprietárias da campeã, Sandra Barzotto e Márcia Musskopf, a ornamentação da vitrina foi inspirada nos festas e bailes. “Canecos de chope, rádios, CDs e trajes típicos deram um toque especial à fachada do estabelecimento”, diz Márcia, explicando que essa é a segunda vez que a loja integra a competição.

No sábado, o destaque ficou por conta do 2° Festival de Canto, organizado pelo Colégio Sinodal. O diretor Rodrigo Ulrich conta que neste ano o evento duplicou o número de participantes. Foram 24 apresentações em três categorias. “Foi um sucesso. Reunimos cantores e músicos de Roca Sales, Teutônia e Encantado”, comenta.

Outro momento importante foi a inauguração da primeira etapa da quadra esportiva que congrega o complexo da comunidade e do colégio. O ato ocorreu após o tradicional culto festivo na igreja evangélica, celebrado pelo pastor sinodal Marcos Becher.

Ontem, o almoço típico regado a chucrute reuniu 400 pessoas. A festa germânica encerrou-se com show das bandas Legal, Duplo Sentido e Portal da Serra. A quinta edição da Oktober Freund Fest ocorre em outubro de 2009.

Casais típicos

Quem adentrava o ambiente do evento, logo avistava figuras caracterizadas com indumentária típica alemã. Os casais Erna (48) e Irineu Dentee (56), Helma (64) e Ilmo Horst (66), Isolde (57) e Elemar Allebrandt (60) esbanjavam alegria e recepcionavam os visitantes. Erna é a presidente da comunidade, e como anfitriã teve a incumbência de se vestir com as cores da Alemanha. Helma e Ilmo são o casal-símbolo da festa desde a primeira edição.

Já Elemar e Isolde mudaram-se para Roca Sales há dois anos, e desde que fixaram residência na cidade não perdem a Oktober. “Mandamos até fazer a roupa para participar”, conta Isolde.

Expositores

Em paralelo à Oktober Freund Fest foi realizada a Exposição Comercial, Industrial e de Serviços, que reuniu 30 expositores. As amigas e artesãs Nelci Mieph, de Teutônia, e Noeci Lurdes Brauwers, de Lajeadom, são veteranas na festa, e durante os três dias comercializaram peças em crochê, tricô, biscuit, chinelos decorados e bijuterias.

O pintor roca-salense Isac Gogimski (19) também integrou a festa ostentando seus 23 quadros. O jovem pinta desde os 15 anos e diz ter aprendido sozinho, sem a ajuda de alguém ou auxilio de cursos. Abstrato, paisagens e animais são as temáticas preferidas pelo artista. Para ele, participar do evento é uma forma de mostrar seu trabalho. “Assim as pessoas podem conhecer e até mesmo adquirir alguma peça”, diz, ressaltado que os quadros variam de R$ 25 a R$ 220.

By |2008-10-27T00:00:00-02:00outubro 27th, 2008|Sem categoria|Comentários desativados em Roca Sales brinda sucesso da Oktober Freund Fest

About the Author: