Reunião do Fórum aprova regimento interno da 1ª Conferência Estadual do Turismo

///Reunião do Fórum aprova regimento interno da 1ª Conferência Estadual do Turismo

Reunião do Fórum aprova regimento interno da 1ª Conferência Estadual do Turismo



O Fórum Estadual do Turismo, organizado pela Secretaria de Turismo, ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 31, na sede da Superintendência do Banco do Brasil em Porto Alegre. Aproximadamente 80 representantes do setor, de todo o Estado, participaram do encontro que aprovou o regimento interno da 1ª Conferência Estadual do Turismo, que será realizada até o final deste ano.

A Conferência, que terá como tema “O Turismo como oportunidade para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, visa propor diretrizes para a Política Estadual de Turismo do Estado, cabendo discutir e deliberar sobre a perspectiva do setor como vetor de desenvolvimento, estratégia de regionalização e segmentação do turismo e as reestruturações da rede de governança que sustenta a Gestão Descentralizada e Compartilhada do Turismo e do Fundo Estadual do Turismo (Fundetur) e outros marcos legais referentes ao segmento.

A secretária do Turismo, Abgail Pereira, fez a abertura do Fórum, logo após as boas vindas do Superintendente Regional de Governo do Banco do Brasil, Jefferson Amando. De acordo com Abgail, a Setur, em conjunto com o Governo gaúcho, está buscando colocar o Estado em outro patamar de desenvolvimento. “Estamos trabalhando em ritmo acelerado para isso e, assim como ocorreu no primeiro fórum que realizamos, esta é uma oportunidade de identificarmos e debatermos as concepções, o tipo desenvolvimento que queremos e qual a identidade turística que vamos imprimir ao Rio Grande do Sul entre outros pontos relevantes”, revela.

Para a secretária, a realização da 1ª Conferência Estadual do Turismo é uma maneira democrática e descentralizada de fazer com que todos que entendam de turismo opinem sobre o assunto. “Pretendemos consolidar rumos e estreitar as relações dos municípios com o Estado, do Estado com a União e do público com o privado”, diz.

A titular da Pasta acredita que a Conferência precisa envolver o máximo de pessoas possível. “Só vamos atrair investidores para o Rio Grande do Sul se mostrarmos que o turismo é importante. Todos devem opinar, de gestores a prestadores de serviço. Temos de fazer um movimento pelo turismo no Estado e por isso queremos a participação de todos”, declara.

Abgail reforçou que, mesmo a Setur trabalhando incessantemente para a organização da Conferência, outros assuntos estão sendo encaminhados pela Secretaria, como a participação no Salão Nacional do Turismo – que ocorre em julho em São Paulo -, a reunião da Comissão Permanente do Turismo do Codesul – realizada no último final de semana em Santa Catarina -, a discussão do projeto de revitalização do Cais do Porto, com a ideia de consolidar a Capital gaúcha como entrada de turistas no Estado, a organização da Semana Farroupilha, em Piratini, em conjunto com a secretaria da Cultura, além da perspectiva do que a Copa do Mundo significa para o Rio Grande do Sul.

“Na próxima semana, iremos a Barcelona conhecer um pouco mais sobre o projeto que mudou a cidade nos Jogos Olímpicos e a transformou no que é hoje. Esse é um modelo que queremos para Porto Alegre, para o nosso Estado. Nosso objetivo maior é que a Copa deixe um legado aos gaúchos”, ressalta Abgail.

Os participantes do Fórum aprovaram o regimento interno da 1ª Conferência Estadual do Turismo e começaram a definir as datas em que serão realizadas as Conferências Regionais, que terão caráter mobilizador, propositor e eletivo para o encontro do final do ano. Os encontros serão realizados de agosto a outubro. Em julho, está agendada uma nova reunião do Fórum onde será validado o documento – base da conferência e que servirá de subsídio para os debates nas 11 regiões turísticas do Estado.

Fonte: Governo do RS

Foto: Solange Brum

By |2011-06-01T00:00:00-03:00junho 1st, 2011|Sem categoria|Comentários desativados em Reunião do Fórum aprova regimento interno da 1ª Conferência Estadual do Turismo

About the Author: