Reunião do Fórum apresenta documento-base da Conferência Estadual do Turismo

///Reunião do Fórum apresenta documento-base da Conferência Estadual do Turismo

Reunião do Fórum apresenta documento-base da Conferência Estadual do Turismo



O Fórum Estadual do Turismo reuniu dezenas de representantes de várias regiões do Estado, na manhã desta terça-feira (26), em Porto Alegre. O encontro, que foi o último antes da realização das conferências regionais, que começam no próximo mês, serviu para a apresentação do documento-base do plano de comunicação e da logomarca que serão utilizados na Conferência Estadual do Turismo em dezembro.

Segundo a secretária do Turismo, Abgail Pereira, a Conferência está sendo organizada em um momento importante do País e do Rio Grande do Sul. “Há uma efervescência de atividades fundamentais para o turismo e é neste cenário de desenvolvimento que vamos começar os nossos encontros regionais buscando mobilizar o maior número de pessoas que possam contribuir para que o turismo gaúcho se fortaleça cada vez mais”, afirma.

Coube à diretora do Departamento de Desenvolvimento do Turismo da Setur, Brenda Espíndula, apresentar o documento-base da Conferência. De acordo com a diretora, o documento é uma mensagem curta e direta para subsidiar os debates durante as conferências regionais que se iniciam o dia 12 de agosto, em Santa Maria. “Essas conferências terão o papel de discutir as questões apresentadas no documento e propor novos temas e reflexões”, afirma.

Figuram entre os temas do documento-base que a Conferência deve ser um ambiente de debate e elaboração capaz de apontar o caminho a ser trilhado tanto pelo Estado quanto pela iniciativa privada e sociedade civil para o desenvolvimento do turismo. Além disso, faz um apanhado do cenário do turismo, apresentando dados aéreos (doméstico e internacional), turismo doméstico e receptivo do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo.

Outros temas propostos são: a gestão compartilhada do turismo e a responsabilidade de todos que fazem o setor, apresentação da proposta do Sistema Estadual de Gestão do Turismo, relação entre a regionalização do turismo e a estruturação de produtos turísticos nas regiões e municípios e Desafios para a Política Estadual de Turismo. O documento consolidado será entregue a partir do dia 8 de agosto para as regiões e microrregiões em que o Estado está dividido.

O diretor de Promoção e Eventos da Setur, Jorge Nascimento, apresentou o Plano de Comunicação que será utilizado na Conferência, que inclui a confecção de banners, crachás, faixas e o contato com a imprensa de cada região envolvida, além de outras iniciativas. A logomarca que passará a ser utilizada a partir de agora também foi mostrada aos participantes do Fórum.

No encerramento, Abgail reforçou a importância da realização da Conferência Estadual. “A Conferência é uma política pública, um espaço de formulação e de decisão de qual rumo seguir. Este encontro, que iremos realizar no final do ano, fará com que o Rio Grande do Sul seja conhecido nacional e internacionalmente, mas, principalmente, pelos gaúchos”, avalia. “O objetivo da Conferência é fazer com que todos que quiserem opinar e ajudar a construir o turismo gaúcho tenham voz”, finaliza.

Fonte: Setur

Foto: Solange Brum

By |2011-07-26T00:00:00-03:00julho 26th, 2011|Sem categoria|Comentários desativados em Reunião do Fórum apresenta documento-base da Conferência Estadual do Turismo

About the Author: