Reforma da Casa de Cultura será inaugurada em dezembro

///Reforma da Casa de Cultura será inaugurada em dezembro

Reforma da Casa de Cultura será inaugurada em dezembro



A Prefeitura de Lajeado está concluindo as obras de restauração da Casa de Cultura e o trabalho deverá estar finalizado no mês de dezembro. A informação é da secretária da Cultura e Turismo (Secultur), Adriana Carvalho, citando que esta semana está sendo realizada a colocação do novo telhado que recebeu troca total das telhas de zinco e da estrutura de madeira que estavam comprometidos.

“Este projeto está sendo feito com o cuidado de manter as características originais deste prédio histórico”, frisa ela, anunciando que tão logo que o serviço estiver concluído, a casa estará abrindo ao público ainda dentro da programação do Lajeado Brilha 2008, tendo como novidade e atração especial um quarto do Papai Noel e a decoração natalina, recebendo os visitantes até as 22h.

O investimento na reforma totaliza R$ 103.829,00 e conta com R$ 79.948,33 de recursos da União, sendo o restante de verba municipal da Secultur.

A recuperação do prédio da Casa de Cultura também já ocorreu em toda a estrutura de alvenaria do subsolo e em 30% das paredes – que apresentavam infiltrações e receberam novo reboco.

Além disso, todas as janelas foram restauradas e nos três pisos foram trocadas as tábuas comprometidas do assoalho, que estava tomado por cupins, igualmente como o forro do teto. O assoalho foi todo lixado e pintado. Na parte externa e interna o prédio também já recebeu nova pintura. A secretária Adriana adianta que o Museu Municipal Bruno Born será reestruturado. ?Estamos nos preparando para entregar o novo espaço com um evento em dezembro?, informa ela.

Prédio histórico

O prédio de três pavimentos no estilo eclético, com predomínio de características neoclássicas, que hoje sedia a Casa de Cultura de Lajeado foi idealizado pelo intendente Júlio May, que governou Lajeado de fevereiro de 1895 a fevereiro de 1902.

Uma primeira planta foi elaborada por Jacob Mouter, que a substituiu por outra, a fim de diminuir os custos da obra que havia sido elaborada pelo arquiteto Antônio Guth e que havia iniciado em 1899.

Para sua execução foram contratados Cristiano Müller e Carlos Spohr Filho. Suas dependências apresentavam o Gabinete da Intendência, a Secretaria, a Fazenda (ou Tesouraria), a Sala do Conselho Municipal, o Quartel e a Cadeia Municipal.

O local também abrigava o Fórum da Comarca do Alto Taquari – instalado em 15 de outubro de 1903, sendo que a parte de cima do prédio era utilizada como salão de Júri (Tribunal). Em 05de fevereiro de 1900 foi oficialmente colocada a pedra fundamental do edifício da Intendência, da então ainda Vila de Lajeado. Em 20 de agosto de 1900 ? há 108 anos – iniciou-se o atendimento ao público, com a pré-inauguração de algumas salas, que posteriormente viriam a abrigar a Prefeitura Municipal de Lajeado.

By |2008-11-27T00:00:00-02:00novembro 27th, 2008|Sem categoria|Comentários desativados em Reforma da Casa de Cultura será inaugurada em dezembro

About the Author: