PROJETO “TREM É TURISMO”

///PROJETO “TREM É TURISMO”

PROJETO “TREM É TURISMO”

trem

A ABOTTC – Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, o SEBRAE e a  AMTURVALES – Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales   lançam dia 17 de setembro, às 10:00 horas, no Clube José Garibaldi, na cidade de Muçum – RS,  o Projeto “Trem é Turismo “.   O Projeto de Trem Turístico e Cultural do Vale do Taquari, que passa pelos municípios de Estrela, Colinas, Roca Sales, Muçum, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e  Guaporé,  é uma das operações que participarão desse projeto,  de âmbito nacional, que  visa aprimorar o atendimento dos clientes, fortalecer a governança e a cooperação com os pequenos negócios do entorno e realizar a promoção no mercado para ampliar o volume de negócios realizados por esses empreendimentos, através do crescimento de fluxo de turistas e usuários dos trens turísticos e culturais.

Segundo Adonai Arruda Filho, presidente da ABOTTC,  “ o turismo brasileiro, em todos os segmentos, está vivendo uma década de expressivo crescimento e deverá dobrar de tamanho, tanto em número de turistas estrangeiros quanto no turismo interno, realizado pelos próprios brasileiros. O turismo ferroviário, especialmente,  está em pleno crescimento, porém é ainda pouco  conhecido por parte dos brasileiros.  Este projeto vai aumentar sua visibilidade e dar suporte e capacitação aos micro e pequenos empresários do entorno das estações, que estarão melhor qualificados para atender aos visitantes”.

Esse grande crescimento do turismo interno vem sendo ditado pelo crescimento  das classes C e D que passam a gastar parte de sua renda em viagens, lazer e entretenimento. Milhões de brasileiros estão sendo incorporados, a cada ano, na clientela dos diversos segmentos de turismo, incluindo os trens turísticos e culturais. Quanto ao desembarque de turistas de outros países, o aumento deverá ser alavancado pela grande exposição que vem gerando os megaeventos que o Brasil tem sediado.

No entanto, essas oportunidades somente serão transformadas em novos patamares de competitividade e de sustentabilidade do turismo brasileiro se forem enfrentados e vencidos alguns desafios importantes relacionados à infraestrutura física, e também se houver uma melhora significativa na gestão das empresas, especialmente as micro e pequenas, que representam mais de 90% do total de estabelecimentos nesse setor.

O setor de turismo é um dos setores que mais promove o desenvolvimento justo, mais equitativo e inclusivo social e economicamente. Isso acontece porque o turismo emprega pessoas de todos os níveis de escolaridade e da forma mais espalhada geograficamente, pois não está apenas nas grandes cidades, mas em todo o território brasileiro. Essas operações acionam uma cadeia extensa de pequenos negócios nos setores de meios de hospedagem, alimentação fora do lar, comércio varejista, artesanato, entretenimento e outras atividades econômicas.

O Projeto “Trem é Turismo” pretende, inicialmente, atuar com vinte  trens turísticos e culturais que estejam em efetiva operação ou iniciando seu funcionamento nos próximos dois anos, dando consultoria ao comércio local e aos funcionários dos empreendimentos, para obter pelo menos 80% de satisfação dos clientes  atendidos. Serão trabalhados, em cada localidade,  além do comércio, as pousadas e hotéis, restaurantes, artesanato local, serviços de táxis, guias de turismo e tudo  o que puder proporcionar lazer e cultura aos visitantes.

Entre os trens e localidades que serão trabalhados neste projeto, podemos citar  o Trem do Forró, em Pernambuco, Trem das Montanhas Capixabas, no Espírito Santo, Maria Fumaça Ouro Preto a Mariana, em Minas,  Maria Fumaça São João Del Rei a Tiradentes, em Minas, Trem do Corcovado, no Rio de Janeiro,  Trem  da Moita Bonita, em São Paulo,  e Trem do Vinho, no Rio Grande do Sul, entre outros.

Texto: Elizabeth Camarão – Assessora de Imprensa da ABOTTC
Foto: Lizeli Bergamaschi

By |2014-09-08T20:10:23-03:00setembro 8th, 2014|Sem categoria|Comentários desativados em PROJETO “TREM É TURISMO”

About the Author: