Primeira edição da Festa do Pão no Brasil é organizada na região alta do Vale do Taquari

///Primeira edição da Festa do Pão no Brasil é organizada na região alta do Vale do Taquari

Primeira edição da Festa do Pão no Brasil é organizada na região alta do Vale do Taquari



A Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari (AAMoinhos) já prepara a primeira grande Festa do Pão no Brasil, que acontecerá em 2010. Nesta semana entrou no ar o site de divulgação do evento disponível no www.festadopao.com.br.

A primeira edição acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro, no município de Ilópolis, na região alta do Vale do Taquari. As datas foram escolhidas por marcar o Dia Mundial do Pão, comemorado em 16 de outubro, e instituído no ano de 2000, em Nova Iorque, pela International Union of Bakers and Bakers-Confectioners (UIB).

O evento surgiu, de acordo com o secretário Executivo da AAMoinhos e diretor do Museu do Pão, Manuel Touguinha, devido à importância deste alimento. “O pão é o alimento mais antigo da história e, com maior simbolismo, preparado pelo homem. Ele tem múltiplos significados. É sinal de partilha e de comunhão”, enfatiza.

Um dos diferenciais da festa é a realização descentralizada, em um formato de rodízio. “Como é um evento que envolve o Caminho dos Moinhos, que integra os municípios de Ilopolis, Anta Gorda, Arvorezinha e Putinga, e o pão tem o espírito de partilha e comunhão, a cada ano vamos realizar o evento em um município diferente. Isso vai permitir a geração de emprego e renda em outras cidades”, afirma.

Touguinha adianta, ainda, que o foco não será comercial, mas sim cultural. “Não vamos realizar uma feira e sim, oficinas, seminários e discussões que envolverão a cultura de paz, o diálogo interreligioso e a agricultura familiar”, explica.

A preparação do evento é um dos destaques. A AAMoinhos já trabalha na busca de apoiadores e já possui algumas definições, entre elas, os homenageados.

A cada edição uma nação será homenageada e, para 2010, a distinção será dada aos 135 anos da Imigração Italiana. Para isso, a cidade irmã de Ilópolis na Itália, a Auronzo di Cadore também receberá a homenagem.

Além disso, um Estado brasileiro será agraciado. O representante do país em 2010 será o Piauí e, segundo explica Touguinha, a condecoração será feita através de uma ação concreta. “Vamos agraciar este Estado com alguma doação, que ainda será definida, para ajudar a comunidade”, assegura.

Além do envolvimento da AA Moinhos, a Festa do Pão de 2010 tem o auxílio da Associação Brasileira das Indústrias de Panificação e Confeitaria (ABIP), com sede em Brasília.

Texto:Caroline Rodrigues/Portal Região dos Vales

By |2009-10-17T00:00:00-03:00outubro 17th, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Primeira edição da Festa do Pão no Brasil é organizada na região alta do Vale do Taquari

About the Author: