Presidente da Amturvales participa da posse do Conselho do Turismo em Estrela

///Presidente da Amturvales participa da posse do Conselho do Turismo em Estrela

Presidente da Amturvales participa da posse do Conselho do Turismo em Estrela

Membros do Comtur com o presidente da Amturvales (Foto: Divulgação)

Membros do Comtur com o presidente da Amturvales (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira (10), o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana, participou da posse do Conselho Municipal do Turismo (Comtur) de Estrela. O conselho é composto por 12 membros titulares e seus suplentes, sendo seis representantes de entidades do município e seis de diferentes setores da prefeitura. A entidade foi instituída pela lei 6.836 de 8 de novembro de 2016 e será encarregada do estudo de alternativas, sugestões para o desenvolvimento e a solução dos problemas e questões referentes ao turismo de Estrela.

Em seu pronunciamento, Fontana ressaltou o potencial de Estrela e região. “Estrela tem se destacado não só no turismo, mas em diversas áreas. No turismo, o Roteiro Delícias da Colônia é um exemplo daqui que deu certo e se espalhou. Mas Estrela pode mais”, disse ele. “Claro que temos aqui na região uma situação diferente de outras. Pego como exemplo Gramado e a Serra, onde o turismo de uma cidade se propagou e fez uma região. Aqui temos o turismo não de uma cidade, mas sim de toda uma região que precisa e tem tudo para se propagar. Por isso já estamos fazendo um diagnóstico de todo Vale, um levantamento desde o número de leitos em hotéis até ao número de restaurantes, o que servem, horários que funcionam, enfim, tudo, para ajudarmos nesta promoção. E o Comtur vai ter papel fundamental nestes e outros desafios. Tudo para fazer com que o turista não seja só de passagem, mas fique aqui mais de um dia e quem sabe retorne mais vezes num mesmo ano.”

O vice-prefeito, Valmor Griebeler, falou sobre o desafio do Comtur. “Este conselho vai ajudar na troca de informações e no debate de prioridades. Projetos que contam com a participação de nossas pessoas, representantes de várias frentes, têm mais força para saírem do papel e se tornarem realidade. Não se trata de um conselho, mas um compromisso que se está assumindo com o futuro do nosso turismo e nossa gente”, disse, ao citar projetos como a projetada ciclovia entre Estrela e Imigrante. “Estrela é referência em muitas áreas, mas não devemos ter a vergonha de afirmar que temos o desejo de sermos protagonistas em todas, e o turismo tem fundamental papel neste objetivo, pois traz muito mais benefícios do que o bem-estar social de visitantes e econômico de apenas de alguns de nós.”

O titular da Secultur, Marcelo Braun, garantiu. “Esse conselho vai nos ajudar na melhor organização de nossas potencialidades turísticas. Vai colaborar na obtenção de recursos, no alcance de metas, pois com união de forças se chega mais longe”. O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), Pedro Barth, resumiu seu ponto de vista. “Turismo é uma fábrica que tem uma chaminé que não produz fumaça. Temos que deixá-la produzindo. Estávamos por muito tempo de costas para o Rio Taquari e também a BR-386. Agora não mais. Estrela tem uma logística que favorece estes pontos e ainda conta com toda a força do seu folclore alemão, Natal na Praça, Multifeira e outros grandes atrativos.”

MEMBROS DO CONSELHO
Representantes de entidades
– Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis)
Titular: Renan Borelli
Suplente: Leandro Leodi Kremmer

– Faculdade La Salle
Titular: Claudia Argiles da Costa
Suplente: Andréa Gerhardt

– Associação dos Artesãos de Estrela
Titular: Ana Ely
Suplente: Simone Wolker

– Associação do Roteiro Turístico Delícias da Colônia
Titular: Lauri Ely
Suplente: Josiane Holz

– Representante das agências de viagens e turismo
Titular: Mariel Zoraia Klafke
Suplente: Marli Eidelwein

– Representante dos hoteis de Estrela
Titular: Matheus Durayski
Suplente: Gisele Belini Bohmer

Representantes do poder público
– Secretaria de Cultura e Turismo
Titular: Antonio Veloso
Suplente: Marcelo Braun

– Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico
Titular: Guilherme Engster
Suplente: Ana Julia Formentini

– Secretaria de Agricultura
Titular: Miriam Diehl
Suplente: Rosângela Schmidt

– Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico
Titular: Erotildes Sulzbach
Suplente: Jéssica Cardoso

– Secretaria de Esportes e Lazer
Titular: Rosemeri dos Santos
Suplente: Marcelo Träsel
– Secretaria de Educação
Titular: Valderês da Rosa
Suplente: Adriana Schardong

Texto: Ascom Amturvales/Estrela

By |2017-05-12T11:50:29-03:00Maio 12th, 2017|Sem categoria|Comentários desativados em Presidente da Amturvales participa da posse do Conselho do Turismo em Estrela

About the Author: