Prefeitos eleitos do Vale do Taquari conhecem ações do turismo regional e estadual

///Prefeitos eleitos do Vale do Taquari conhecem ações do turismo regional e estadual

Prefeitos eleitos do Vale do Taquari conhecem ações do turismo regional e estadual

A pauta da noite teve como norte a temática “Ações do Turismo como vetor de desenvolvimento no Vale do Taquari” e foi apresentada pelo diretor de Roteiros da entidade, Rafael Fontana.

O presidente da Amturvales, Vanildo Roman, abriu o encontro destacando o objetivo de desenvolver o turismo regional. “Além de apresentar o trabalho realizado em prol do turismo queremos promover uma aproximação entre a entidade e os municípios. Pretendemos, junto com vocês, desenvolver o setor no Vale”, disse.

Rafael Fontana explanou aos presentes desde a atual estrutura de pessoal da Amturvales, passando pelos objetivos, alguns setores turísticos em que a região tem se destacado até os atuais Roteiros Turísticos formatados na região. “Temos oito roteiros que recebem efetivamente turistas: a Rota Caminho dos Moinhos, a Rota da Erva-Mate, a Rota Germânica, o Roteiro Encantado, a Rota Turística Trilhas e Memórias, o Roteiro Taquari Açoriana, o Roteiro Turístico Delícias da Colônia e o Tour Lajeado”, citou.

Fontana revelou também que, até dezembro de 2012, a região já recebeu 81.961 turistas, gerando um incremento de 17,1% em relação ao ano de 2011. “A estimativa é que cada visitante que passa pela nossa região tem um gasto médio de R$ 40,00. A partir disso, é possível afirmar que o turismo no Vale movimenta mais de R$ 3 milhões por ano”, assegurou.

O diretor mostrou algumas ações desenvolvidas pela Amturvales, entre elas, participações em eventos de porte regional, estadual e nacional. “Em virtude da presença nesses eventos, estamos recebendo grupos de diversos Estados para visitação nos roteiros da região”, disse.

Fontana salientou que, entre as metas da entidade até 2016, está o recebimento de 300 mil visitantes por ano no Vale e a qualificação, em todos os municípios, de profissionais para o turismo.

O presidente da Amturvales, Vanildo Roman, falou aos gestores sobre a importância da união dos municípios. “Queremos que o Vale seja um destino turístico e para isso precisamos que ele não seja fragmentado. Todos os municípios devem trabalhar de forma unida, pois se não for de forma conjunta não seremos reconhecidos”, alertou.

A secretária Estadual de Turismo, Abgail Pereira, também esteve presente no encontro e se disse surpreendida com a representatividade de prefeitos. “Sinto-me privilegiada em estar nessa região, com esse seleto grupo. É uma mobilização muito importante”, comentou.

Abgail apresentou os trabalhos promovidos pela pasta, citou ações como a Conferência Estadual de Turismo, a elaboração do Plano de Marketing do Estado e as realizações das Jornadas Técnicas. “Os Vales estão no horizonte de qualificação da Setur. A região tem, além de belas paisagens, uma gastronomia rica. A Amturvales está no caminho certo. Queremos voltar ao Vale para fazer um estudo de competitividade do turismo e após formatar um plano de marketing regional”, anunciou.

Termo de Posse

Também na noite ocorreu a assinatura do termo de posse de Rafael Fontana como Conselheiro e Vanildo Roman como suplente do Conselho Estadual de Turismo (Conetur). Os dois representam a região turística Vale do Taquari no órgão.

O encontro ocorreu no Restaurante Planeta Terra, no Shopping Lajeado.

Texto/fotos: Caroline Rodrigues/Ass. de Imprensa Amturvales

By |2012-12-18T00:00:00-02:00dezembro 18th, 2012|Sem categoria|Comentários desativados em Prefeitos eleitos do Vale do Taquari conhecem ações do turismo regional e estadual

About the Author: