Prefeitos dos Vales do Rio Pardo e Taquari realizam reunião conjunta em Boqueirão do Leão

///Prefeitos dos Vales do Rio Pardo e Taquari realizam reunião conjunta em Boqueirão do Leão

Prefeitos dos Vales do Rio Pardo e Taquari realizam reunião conjunta em Boqueirão do Leão



Na quinta-feira, dia 9 de dezembro, reuniram-se no Auditório da prefeitura de Boqueirão do Leão, prefeitos de diversos municípios da Região do Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo, durante a 2ª Expobol (Feira de exposições de Boqueirão do Leão).

A reunião abordou assuntos como a Carta de Boqueirão do Leão, com reivindicações ao governo estadual e federal, a divisão dos royalties entre Estado e municípios, o aumento na mensalidade a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), a inauguração da sede da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e o evento Expobol.

Durante a reunião, apresentou-se a carta de Boqueirão do Leão, a ser enviada aos governos Estadual e Federal, com o apoio dos prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e Amvat (englobando 55 municípios), que aprovaram com unanimidade as reivindicações regionais contidas na mesma. Dentre as reivindicações, constam: a regulamentação da Emenda Constitucional 29; apoio ao Hospital Pronto-Socorro Regional; duplicação da RSC-287 e conclusão do eixo norte da RSC-471; acesso asfáltico a todos os municípios do Estado; duplicação da BR 386; aumento do efetivo da Brigada Militar; apoio para infraestrutura na criação de Distritos Industriais nos municípios; revisão dos valores repassados para o transporte escolar; apoio a Central de Abastecimento regional (CEASA); incentivo à Bacia Leiteira, Olericultura, Fruticultura, Piscicultura e Agroindústria Familiar; apoio a implantação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

O presidente da Federação das Associaçoes de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Vilmar Zanchin, falou sobre a aprovação por parte do Congresso Nacional do projeto que estabelece novos critérios para a distribuição dos royalties do petróleo e cria o regime de partilha de produção, o qual pode ser vetado pelo Governo Federal.

Apresentou, também, uma simulação da Arrecadação de Royalties dos municípios em 2010 com a nova proposta aprovada pelo Congresso, que somaria um total de R$ 472.484.053,00 para o estado do RS. Segundo Zanchin, a União precisaria desembolsar milhões para compensar os municípios, devido a distribuição do petróleo. Zanchin informou também, a decisão da assembleia de presidentes, que decidiram solicitar antecipação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em dezembro, aumentando o investimento em 10 milhões de reais ao transporte escolar, sendo 76 milhões referentes ao estado e 13 milhões referentes a União, em 2011.

Amturvales

Na sequência, os prefeitos do Vale do Taquari definiram o aumento de 30% no valor da mensalidade paga pelos municípios para a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). O reajuste já tinha sido debatido na reunião, dos prefeitos do Vale do Taquari, no mês de novembro em Lajeado. O aumento visa investimentos e desenvolvimento de projetos em prol do turismo regional. O prefeito de Colinas, Gilberto Keller, demonstrou o reconhecimento ao trabalho realizado pela associação. “A equipe da Amturvales faz mágica com a estrutura que tem.”, destaca.

O presidente da Amvat, Paulo Kohlrausch, aproveitou o encontro para convidar os prefeitos para a inauguração da sede própria da Associação que acontecerá no dia 22 de dezembro, às 16h, em Estrela.

Kohlrausch destacou que a integração entre os prefeitos é resultado do trabalho realizado pelas associações, como a Amvarp e a Amvat. Junto com a inauguração, haverá também a eleição da nova diretoria, tendo uma chapa até então, a qual é composta pelo prefeito de Westfália, Sérgio Marasca, como presidente; e o prefeito de Estrela, Celso Brönstrup, como tesoureiro. Segundo Kohlrausch, nos anos de 2011/2012, a diretoria da Amvat será composta por partidos de menor bancada.

A mesa de autoridades foi composta pelo presidente da Amvat e prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Cezar Kohlrausch; presidente da Amvarp e prefeito de Vale Verde, Emir Rosa da Silva; prefeito de Boqueirão do Leão, João Davi Goergen; presidente da Famurs, Vilmar Perin Zanchin; e o deputado estadual, Jerônimo Goergen.

A reunião foi precedida pela apresentação do Coral Cor e Canto, do município de Boqueirão do Leão, e fez parte da programação da 2ª Expobol, que acontece de 08 a 12 de dezembro.

Texto/Foto: Renata Agostini / Portal Região dos Vales

By |2010-12-10T00:00:00-02:00dezembro 10th, 2010|Sem categoria|Comentários desativados em Prefeitos dos Vales do Rio Pardo e Taquari realizam reunião conjunta em Boqueirão do Leão

About the Author: