Potencialidades descobertas

///Potencialidades descobertas

Potencialidades descobertas

Coleta de dados permite conhecer qualidades para formação da rota turística de oito municípios

Canudos do Vale – Os municípios do G8 estão organizando o projeto turístico Trilhas e Memórias. No ano passado foi realizado inventário das potencialidades na área. Agora está sendo feita a coleta de dados de cada local. Esta consiste na entrevista de pessoas da comunidade que conheçam as histórias locais e também em pesquisas em materiais impressos.

A ideia do roteiro partiu das prefeituras, para oferecer alternativa de renda à população local e preservar e valorizar a natureza e a cultura de suas comunidades. Em Canudos do Vale, Sério e Marques de Souza já foi iniciada a coleta de dados. “Fizemos um levantamento inicial das potencialidades. Agora, buscamos mais informações sobre estas, suas histórias, peculiaridades e também outros atrativos que possam ser utilizados num roteiro turístico”, explica a turismóloga Diuly Mähler.

O G8 tem por objetivo desenvolver roteiro turístico justamente por possuir locais com condições de serem explorados. “Mas não é suficiente só levar o turista para ver o local, precisamos também falar sobre ele, contar sua história, dar significado ao lugar. Se ele é atrativo, é atrativo por algum motivo, e é isso que temos que passar ao turista. Além disso, precisamos saber se essas comunidades ou pessoas têm interesse em trabalhar com o turismo, se estão dispostas a receber pessoas nos fins de semana, e esse trabalho é uma forma de dialogar com elas”, destaca Diuly.

A turismóloga ainda explica que um dos diferenciais é a hospitalidade das comunidades. Ela percebe que os moradores estão bastante receptivos e gostam de contar sobre os fatos que marcaram o lugar e que fazem parte da história pessoal deles. Mas ressalta que ainda tem muito a ser percorrido. “O turismo não acontece de uma hora pra outra e precisa de um planejamento. Temos muito chão pela frente, mas aos poucos, as coisas vão acontecendo. Neste um ano de trabalho, já conseguimos identificar pessoas com bastante interesse em atuar no setor turístico, alguns que já começaram trabalhos na área, outros que estão buscando informações a respeito. Isso é muito positivo, são eles que vão fazer o turismo aqui.”

O G8 pretende ainda oferecer cursos de capacitação e qualificação dos serviços turísticos e também incentivar a realização de outras atividades, como passeios turísticos durante os principais eventos dos municípios. Além disso, está sendo incentivada a realização de outras atividades que tragam pessoas aos municípios do G8, por isso estão sendo feitos passeios durante os eventos e caminhadas. “É um começo, um pequeno passo. Temos os atrativos, mas precisamos de pessoas que atendam os turistas. Ou seja, antes de entregar um roteiro pronto pra ser comercializado, precisamos capacitar as pessoas, melhorar a infraestrutura.”

Alguns pontos em que foi iniciada coleta de dados:

-Igreja Santo Antônio, de Rui Barbosa, em Canudos do Vale. A pintura no fundo da igreja representa a gruta Nossa Senhora de Lourdes da comunidade

– Casa restaurada em Picada Flor, Marques de Souza. No município, encontramos muitas casas e prédios antigos ainda preservados

Fonte: Jornal O Informativo

By |2012-08-16T00:00:00-03:00agosto 16th, 2012|Sem categoria|Comentários desativados em Potencialidades descobertas

About the Author: