Posse do hoteleiro Ronaldo Zarpellon (54) à frente da entidade está marcada para quinta-feira, no Parque Histórico de Lajeado

///Posse do hoteleiro Ronaldo Zarpellon (54) à frente da entidade está marcada para quinta-feira, no Parque Histórico de Lajeado

Posse do hoteleiro Ronaldo Zarpellon (54) à frente da entidade está marcada para quinta-feira, no Parque Histórico de Lajeado



Vale do Taquari – O roca-salense Ronaldo Zarpellon (54) foi eleito para comandar a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) pelos próximos dois anos. Sua posse à frente da entidade, ¬atualmente comandada por Rafael Fontana, está marcada para quinta-feira, em evento no Parque Histórico de Lajeado. O proprietário do Hotel Zallon é casado com Liane e tem dois filhos, Vagner Zarpellon (25) e Emileine Zarpellon Ehlers (29). Confira a seguir um pouco mais sobre sua relação com a entidade e projetos que pretende colocar em prática até 2011.

O Informativo do Vale -Há quanto tempo existe a Amturvales e com que objetivos ela foi criada?

Ronadlo Zarpellon – Ela foi fundada em 22 de março de 1995 com os objetivos de articular, desenvolver e fomentar o turismo no Vale do Taquari.

O Informativo do Vale – Eles estão sendo alcançados? Como?

Zarpellon – Sim, gradativamente cada um desses objetivos está sendo implementado com o desenvolvimento da atividade turística na região.

O Informativo do Vale – Por que resolveu participar da associação?

Zarpellon – No primeiro momento para colaborar com a mensalidade. Depois, conhecer os objetivos e opinar em busca de melhorias para o seu desenvolvimento, e também para prestar o apoio necessário para que ela e a comunidade viessem a atingir o único objetivo que o Vale quer, ou seja, o turismo pleno.

O Informativo do Vale – Qual a importância da associação para o desenvolvimento do turismo regional?

Zarpellon – Ela tem um papel fundamental que é o de despertar o potencial turístico do Vale e é por meio dela que conseguimos a captação de recursos para a infraestrutura de vários projetos.

O Informativo do Vale- Quais as conquistas já alcançadas que estão incrementando o setor?

Zarpellon – O Roteiro Delícias da Colônia, Rota Germânica, Rota Gemas e Joias, Caminho dos Moinhos e a consolidação de outros atrativos turísticos da região.

O Informativo do Vale – Os municípios do Vale também estão fazendo sua parte e investindo no setor? Cite exemplos.

Zarpellon- Sim. Podemos afirmar que conseguimos despertar o interesse da maioria dos municípios que integra o Vale do Taquari para esse nicho de mercado, principalmente com a realização do primeiro fórum do setor ocorrido no mês de março na cidade de Encantado. Prestigiaram o evento 20 prefeitos, cinco vices, além de secretários de Turismo e pessoas envolvidas com a área, totalizando mais de 170 pessoas. As cidades estão se organizando por meio de projetos para a melhoria e a efetiva concretização de roteiros.

O Informativo do Vale – Como o senhor avalia o potencial turístico da região?

Zarpellon – O nosso Vale foi abençoado pela sua beleza natural e pelas pessoas que vivem em harmonia, buscando a melhoria de vida e cuidando do meio ambiente. Dispomos de todos os requisitos para desenvolvermos o turismo por causa da nossa miscigenação de alemães e italianos.

O Informativo do Vale – Quais serão seus principais desafios durante a gestão?

Zarpellon – Concluir o Roteiro Caminhos da Erva-Mate, concretizar o Passeio do Trem, fomentar os roteiros com as agências de turismo para a visitação plena e o desenvolvimento harmonioso entre os mesmos.

O Informativo do Vale – Por que ainda há administrações municipais que temem investimentos no turismo?

Zarpellon – Para tudo tem seu tempo. Temos vários municípios novos que estão em plena estruturação básica, mas que no futuro vão se espelhar em quem já vem investindo nesta área.

O Informativo do Vale – O que falta para a região se destacar no cenário gaúcho e até nacional nesse setor?

Zarpellon – Nós já estamos nos destacando. No ano passado o Roteiro Delícias da Colônia recebeu em torno de 13 mil visitantes. Isso já é realidade, mas precisamos trabalhar fortemente com o turismo para que o setor avance.

O Informativo do Vale- O Trem Turístico dos Vales e Montanhas é uma das iniciativas que deve atrair turistas para a região. O que falta efetivamente para o projeto sair do papel? Quem vai ganhar com ele?

Zarpellon – Ainda tem um longo trabalho pela frente, assim como qualquer outro empreendimento. Mas a previsão é de que até o final do ano esteja em funcionamento. Toda a região será beneficiada. O turismo no Vale é um negócio que qualquer cidadão pode desenvolver. A Amturvales está aberta para todos.

Simone Wachholz

simonew@informativo.com.br

By |2009-04-28T00:00:00-03:00abril 28th, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Posse do hoteleiro Ronaldo Zarpellon (54) à frente da entidade está marcada para quinta-feira, no Parque Histórico de Lajeado

About the Author: