Posse da nova diretoria da Amturvales é marcada pela forte representatividade política e empresarial da região

///Posse da nova diretoria da Amturvales é marcada pela forte representatividade política e empresarial da região

Posse da nova diretoria da Amturvales é marcada pela forte representatividade política e empresarial da região

Com a presença de autoridades regionais e estaduais, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) empossou na noite de sexta-feira, dia 15, no Weiand Turis Hotel, em Lajeado, a nova diretoria para o biênio 2011-2013.

O secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo de Anta Gorda, Vanildo Roman, recebeu o cargo do empresário Ronaldo Zarpellon.

Avaliação Positiva

No discurso de despedida, o ex-presidente Ronaldo Zarpellon enalteceu o crescimento da Amturvales nos dois anos de sua gestão. Segundo ele, o turismo do Vale do Taquari se fortaleceu e avançou. Entre as conquistas, Zarpellon citou a aquisição dos vagões para o projeto Turístico do Passeio de Trem pela Ferrovia do Trigo, a formatação e o lançamento da Rota da Erva-Mate, a reestruturação do Centro de Informações Turísticas, junto ao Unicshopping, em Lajeado, e a criação do Grupo de Líderes para pensar alternativas visando atrair turistas para a Copa de 2014. “O número de turistas que esteve no Vale aumentou em 15 mil, passando de 36 mil para mais de 50 mil pessoas”, destacou. “Organizamos as finanças da entidade e recuperamos a credibilidade. Hoje, quando falamos na Amturvales, estamos nos referindo a uma entidade respeitada, o que é fundamental para a atividade turística. Para isto foi decisiva a contribuição das prefeituras e dos sócios da Associação.

Autoridades

A posse da Amturvales foi marcada pela representatividade política e empresarial da região. A prefeita de Lajeado, Carmen Regina Cardoso, representou o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Vilmar Perin Zanchin. Ela elogiou o empenho das pessoas que tiveram a iniciativa de criar a Associação e daquelas que dão continuidade ao trabalho. “Eu acredito, queremos ser o Vale do turismo e com esse trabalho que a Amturvales tem feito vamos chegar lá”, disse Carmen, que pediu o apoio dos empresários. “Turismo se faz com recursos públicos, mas também com a iniciativa privada”.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), prefeito de Westfália, Sérgio Marasca, falou em trabalho conjunto, entre os municípios, para favorecer o desenvolvimento turístico. “Temos que ter orgulho do nosso Vale. Tenho certeza que o novo presidente e sua equipe farão um grande trabalho”, comentou.

A diretora de Desenvolvimento de Turismo, Brenda de Fraga Espíndula, representou a secretária estadual Abgail Pereira. Brenda leu uma mensagem assinada pela secretária. No texto, Abgail colocou a equipe da Setur/RS à disposição da Amturvales para desenvolver e executar os projetos. “Conhecemos a organização do Vale do Taquari e estamos empenhados em trabalhar em conjunto”, salientou.

O presidente da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), Oreno Ardêmio Heineck, ressaltou as características culturais e geográficas do Vale que favorecem o desenvolvimento do turismo. “Temos tudo para projetar a Copa 2014”, falou. Ele enfatizou também a alternância no comando da Amturvales, oportunizando a que tanto a região Alta do Vale quanto a parte Baixa sejam representados na presidência da entidade.

O deputado Luis Fernando Schmidt reforçou a necessidade de pensar o turismo coletivamente. “Não vai demorar muito, o Vale será um polo do turismo no Rio Grande do Sul”, acrescentou.

Açõesdo novo presidente

O novo presidente Vanildo Roman foi o último a se manifestar. Ele reforçou a necessidade de colocar em prática as 10 ações consideradas fundamentais para o desenvolvimento do turismo no Vale do Taquari. “As metas foram escolhidas com base nas necessidades da região. Sabemos das demandas dos municípios e precisamos ter um foco. Algumas das metas já vinham acontecendo, outras ainda precisam melhorar e as demais precisam acontecer”, afirma.

Conheça as 10 ações

1ª- Implantação e Operação do Trem Turístico “Vales e Montanhas” pela ferrovia do trigo, que abrange os municípios de Estrela, Colinas, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé.

“Esse projeto já está em andamento, mas precisamos que ele se concretize. A implantação não é só de responsabilidade dos prefeitos e da Amturvales, mas do Vale como um todo. Temos que unir forças para fazer com que ele realmente aconteça”, diz Vanildo Roman.

2ª- Consolidar e qualificar as Rotas e Roteiros Turísticos (Rota Germânica; Rota da Erva-Mate; Caminho dos Moinhos; Rota das Gemas e Joias; Roteiro Delícias da Colônia; Roteiro Taquari Açoriana; Tour Lajeado e Roteiro Encantado).

“Há cinco Roteiros regionais em andamento. Nosso objetivo é realizar uma reunião com os integrantes de cada Roteiro para avaliar a continuidade e buscar avançar”, acrescenta.

3ª- Formatar novos Roteiros nos municípios com vocação turística.

“Uma das prioridades na questão dos novos Roteiros são os municípios que compõem o G8. O grupo já possui uma proposta de Roteiro. Vamos realizar uma reunião com os prefeitos para retomar os trabalhos e definir o que é necessário para formatar essa Rota”, afirma.

4ª – Cursos de qualificação de atendimento aos turistas (Condutores locais; Hoteleiros e Empreendedores).

“É importante para o avanço do Turismo que os envolvidos nos Roteiros e Rotas sejam qualificados. Buscaremos a realização de cursos de qualificação junto às universidades do Vale do Taquari”.

5ª – Apoio técnico na busca de recursos para pavimentação aos atrativos turísticos e agroindústrias, conforme demanda dos municípios.

“As turismólogas da Amturvales já auxiliam os prefeitos com parecer técnico para os projetos de pavimentação aos atrativos. Vamos manter esse trabalho, conforme a necessidade dos municípios”.

6ª – Calendário de eventos regional.

“O Calendário com os eventos da região já foi solicitado diversas vezes. Neste ano vamos concretizá-lo com o apoio da Amvat. O objetivo é que ele esteja pronto ainda em novembro”.

7ª – Parcerias com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RS) em busca de recursos na divulgação das feiras.

“No mês de março já estivemos em Porto Alegre conversando com a secretária Abgail Pereira para estreitar o contato. Vamos manter esse diálogo e buscar recursos para a divulgação nas feiras da nossa região”.

8ª – Elaboração de projetos de infraestrutura turística (sinalização e melhoramento do trevo de Encantado, via RS 332, sinalização e asfalto na RS 129 em Colinas).

“Pontuamos dois casos importantes, mas não descartamos os demais. Nosso objetivo é fazer a padronização da sinalização Turística do Vale do Taquari. Precisamos que, principalmente a sinalização, tenha uma marca regional”, destaca.

9ª – Parceria com as agências de viagens na comercialização dos Roteiros.

“A Amturvales já fez contato e já visitou algumas agências de Turismo. Agora precisamos fazer com que elas tragam visitantes e deem visibilidade para a nossa região”.

10ª – Comitê gestor da Copa do Mundo 2014, com sede em Lajeado, composto por pessoas de Lajeado, Estrela, Teutônia e Encantado.

“Sugerimos que neste comitê, além do ex-presidente Ronaldo Zarpellon, que é nosso diretor dos Assuntos da Copa, também sejam integrados representantes de outras regiões que tenham o foco hoteleiro”.

Homenagens e novos associados

Durante a solenidade de posse foram entregues certificados de reconhecimento a pessoas que se dedicam ao turismo no Vale do Taquari. Também foi anunciada a adesão de mais dois associados: a prefeitura de Dois Lajeados e a Faculdade La Salle de Estrela. A Amturvales conta, no seu quadro de associados, com 33 prefeituras e 20 organizações da iniciativa privada.

Diretoria Amturvales 2011/2013

Presidente – Vanildo Luiz Roman- Anta Gorda

Vice-Presidente – Juliana Rose Jasper- Estrela

Secretária -Vânia Cima – Doutor Ricardo

2ª Secretária – Luzia Tomasini Carlesso- Ilópolis

Tesoureiro – André Ricardo Bergamaschi- Encantado

2º Tesoureiro – João Roberto Frielink? Colinas

Conselho Fiscal

1ª Titular- Harri Antonio Schneider- Estrela

2ª Titular – Fabiane Regina Potrich Gehlen- Arvorezinha

3ª Titular – Arilene Maria Dalmoro- Lajeado

1ª Suplente – Francine Wolf- Teutônia

2ª Suplente – Jaqueline Kuhn- Arroio do Meio

3ª Suplente -Tatiana Solange Gärtner? Imigrante

Além dos diretores, a entidade conta com os departamentos de Projetos, Marketing, Roteiros, Eventos, Demandas, Conselho Fiscal, Conselho Consultivo e Departamento da Copa.

Texto: Caroline Rodrigues/ Ass. de Imprensa Amturvales

Fotos: Veri Fotos

By |2011-04-16T00:00:00-03:00abril 16th, 2011|Sem categoria|Comentários desativados em Posse da nova diretoria da Amturvales é marcada pela forte representatividade política e empresarial da região

About the Author: