Porto Alegre é a décima cidade mais visitada por estrangeiros

///Porto Alegre é a décima cidade mais visitada por estrangeiros

Porto Alegre é a décima cidade mais visitada por estrangeiros



No ranking dos Estados, o Rio Grande do Sul é o sexto colocado colocado.

Porto Alegre foi a décima cidade mais visitada por turistas estrangeiros no Brasil em 2010. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira, pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). No ranking dos Estados, o Rio Grande do Sul é o sexto colocado, como o destino de 5,2% do total de visitantes. A Capital sozinha recebeu cerca de 1,8% dos turistas, percentual pouco superior ao de 2009, quando foi registrado 1,6%. O secretário municipal do Turismo, Luiz Fernando Moraes, avaliou que há potencial para que a posição no ranking seja melhorada.

“O Rio Grande do Sul é o segundo Estado que mais recebe turistas entrando pelo País via terrestre, perdendo apenas para o Paraná”, destacou. Lembrou que a pesquisa mostra que os argentinos foram os que mais procuraram o Brasil no ano passado, totalizando 1,4 milhão de visitantes em 2010. “Como o lazer ainda é o principal motivo precisamos encontrar meios para que permaneçam aqui oferecendo atrações culturais e promovendo o turismo de inverno”, apontou Moraes.

No caso específico de Porto Alegre, conforme o titular da pasta, enquanto os moradores não perceberem o potencial turístico dificilmente o poder público vai conseguir trabalhar um marketing mais forte da cidade. “Basta verificar as demandas do Orçamento Participativo para o setor. Praticamente inexistem recursos. A prefeitura trabalha com prioridades. Os hotéis recebem por ano 1,5 milhão de pessoas. Logo, é possível perceber que existe potencial para investimento”, frisou Moraes, no Fórum de Governança Local do Turismo de Porto Alegre e da Câmara Temática de Turismo e Hotelaria Copa 2014, realizado na Secretaria Municipal de Turismo.

No ranking geral, os estados mais visitados foram São Paulo (22,5%), Rio de Janeiro (20,1%), Santa Catarina (13,2%), Paraná (13%) e Bahia (5,9%). Quanto às cidades, as preferidas pelos visitantes estrangeiros foram São Paulo (13,5%), Rio de Janeiro (13,1%), Foz do Iguaçu (6,7%), Florianópolis (5,6%) e Salvador (3,2%).

Fonte: Marcos Koboldt / Correio do Povo

Foto: Divulgação

By |2011-10-11T00:00:00-03:00outubro 11th, 2011|Sem categoria|Comentários desativados em Porto Alegre é a décima cidade mais visitada por estrangeiros

About the Author: