Plenária da 1ª Conferência Estadual aprova documento final

///Plenária da 1ª Conferência Estadual aprova documento final

Plenária da 1ª Conferência Estadual aprova documento final



Secretária comemorou resultado do encontro

Fotógrafo: Fabiano Barcellos

A 1ª Conferência Estadual do Turismo terminou, na manhã desta quinta-feira (15), em Porto Alegre, com a validação do documento final que servirá de base para a elaboração do Plano Diretor do Turismo. Ao todo, participaram do evento 645 pessoas – 517 delegados com direito a voto – de 102 municípios gaúchos.

Foram apresentados e avaliados os desafios do turismo para o Rio Grande do Sul, que remetem à implantação do sistema de gestão do turismo no Estado, a preparação para captar e realizar eventos de todos os portes, o aumento da competitividade das microrregiões, posicionar o produto turístico do RS no mercado nacional e internacional, com a necessidade da criação de uma marca para esse posicionamento de mercado, e fomentar o empreendedorismo, a inovação e a qualificação na iniciativa privada, enfatizando a necessidade de cadastramento, fiscalização e certificação dos empreendimentos.

Eixos estratégicos

De acordo com a diretora do Departamento de Desenvolvimento do Turismo da Setur, Brenda Espíndula, também foram validados os eixos estratégicos apresentados no primeiro dia da Conferência. “A maioria das fichas apresentadas pelos participantes concordou com os temas propostos, sem grandes divergências”, analisa.

Brenda ressaltou que o encontro refirmou a importância da implantação do sistema de gestão do turismo de forma descentralizada, além de apontar para a realização de conferências estaduais a cada quatro anos.

Ainda segundo a diretora, “a Conferência não foi conclusiva em relação ao caráter e à composição do Conselho Estadual do Turismo, devendo o Fórum Estadual no próximo período discutir e propor formato e papel para ele”. Agora, o documento final deverá ser apresentado na primeira reunião do Fórum Estadual que ocorrerá, provavelmente, no mês de março.

Avaliação

A secretária do turismo, Abgail Pereira, destacou a importância da realização da 1ª Conferência Estadual do Turismo. “Esse evento nos deu a oportunidade de validar o que estamos pensando para o setor no Rio Grande do Sul. Saímos daqui com a missão de articular essa transição para um novo turismo”, diz.

Segundo Abgail, o resultado satisfatório do trabalho é fruto de um esforço conjunto da Setur, trade e municípios. “Quado assumi a Secretaria, eu dizia que não queria inventar a roda, mas fazê-la girar para a frente com a ajuda de todos. E vocês responderam ao meu convite, pois todos desejamos um turismo forte e respeitado. Ao atenderem a este chamamento, todos mostraram uma decisão de fortalecer o turismo e a Setur”, avalia.

Ao final do evento, Abgail reafirmou o compromisso do Governo de promover o Rio Grande do Sul para o Brasil e para o mundo. “Estamos trabalhando com entusiasmo e decisão para fazer esse movimento pelo turismo, com o respaldo do governador Tarso Genro. Se o ponto de chegada também é o de partida, o processo que a Conferência validou não se encerra aqui. Ainda temos muito o que percorrer para fazer com que o turismo seja uma oportunidade para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, concluiu.

By |2011-12-15T00:00:00-02:00dezembro 15th, 2011|Sem categoria|Comentários desativados em Plenária da 1ª Conferência Estadual aprova documento final

About the Author: