Parque Histórico de Lajeado agora tem café colonial para incrementar o turismo

///Parque Histórico de Lajeado agora tem café colonial para incrementar o turismo

Parque Histórico de Lajeado agora tem café colonial para incrementar o turismo



Com capacidade para mais de 80 pessoas, ambiente climatizado e decoração atrativa e animada o Café Colonial do Parque Histórico de Lajeado foi inaugurado na noite da última sexta-feira, dia 19, lotando as dependências deste novo espaço gastronômico, junto à “Kaffeehaus”, de onde se pode ter uma vista privilegiada de todo o parque com seus prédios históricos.

Esta é mais uma ação do Governo Municipal para incrementar o turismo na cidade e fez parte da programação da Semana do Município em comemoração aos 155 anos de fundação de Lajeado. “Este já era um sonho de mais tempo e que faltava para acrescentar aos nossos atrativos culturais, valorizando mais o Parque Histórico e trazendo mais público para este local considerado de meditação, da família e que retrata nossa história, reproduzindo uma verdadeira aldeia alemã”, disse a prefeita de Lajeado, Carmen Regina Cardoso.

“O Café Colonial é tão acolhedor quanto o Parque Histórico já é em si, por isso também deve ser incluído como peça fundamental em grandes eventos, sendo agregado à programação destes, especialmente aqueles que ocorrem no Parque do Imigrante”, acredita a prefeita.

Para o secretário de Cultura e Turismo (Secultur) de Lajeado, Gerson Teixeira, o Parque Histórico agora também é destinado à gastronomia. “Estamos dando o primeiro passo no fortalecimento do turismo na cidade, contando sempre com a parceria de entidades culturais.

O Parque tem o seu valor histórico e cultural e que agora agrega a gastronomia nas suas atrações. Será mais uma opção para a comunidade apreciar nos finais de semana, a partir da sexta-feira”, destacou Teixeira, frisando ainda que após oito anos da inauguração do Parque Histórico de Lajeado, também conhecido por Deutscher Kolonie Park, ele ganha mais um atrativo, há muito aguardado pela comunidade.

No desenlace da fita inaugural, além da prefeita, secretário Teixeira e o casal administrador do Café Colonial, Paulo Roberto de Almeida e Rosane de Almeida, ainda presente o vereador Ito Lanius. Após a cerimônia de inauguração, ao som de Solon Chaves, o público apreciou o cardápio de pratos e bebidas típicos de um autêntico café colonial alemão.

Café Colonial

Com variado cardápio de bebidas, doces e salgados típicos da gastronomia alemã, o valor do café colonial completo por pessoa é de R$ 18,00, sendo que crianças de até seis anos não pagam e de sete a 12 anos pagam apenas metade.

O serviço vai funcionar sempre nas sextas-feiras, sábados e domingos, das 15h às 22h, e em caso de grandes grupos, deve ser agendado horário pelos telefones 51-9868-8151- com Rosane a qualquer horário – ou pelo telefone da Secultur, 51-3982-1305- com Renata, no horário de expediente da Prefeitura. Em outro dia da semana, no caso para grandes grupos, também deve ser agendado o horário.

O serviço estará a cargo da empresa Rosane de Almeida Lanches- vencedora da licitação efetuada pelo Governo de Lajeado para esta finalidade, mediante convênio de concessão deste espaço.

O casal administrador, Paulo Roberto de Almeida e Rosane de Almeida destacam ser este um sonho realizado. “Sempre imaginávamos o Parque Histórico com um café colonial típico alemão, e agora esta vontade se tornou realidade”, frisou Rosane.

Cardápio

Será servido café, chá, leite, sucos, chocolate quente ou frio/gelado e dois tipos de vinhos coloniais. Lingüiça fervida, bisteca de porco, frango, lingüiça com ovos, lingüiça calabresa, salsicha, salsicha ao molho, mini pizza, picles, (pepino, cenoura, entre outros) e bolo salgado. Pão de milho, pão dágua, pão sovado, pão integral e caseiros. Bolo de laranja, chocolate, de cenoura, de maçã e rocombole. Cucas simples e cucas com recheio (da época). Salame, linguiça, morcilha, peito de peru, presunto, queijo, mussarela, colonial e branco. Frutas em calda, mousses, sagu, creme de leite, pudins, ambrosia. Tortas Marta Rocha, de bombom, de bolacha, e torta de mousse de limão e morango. Biscoito caseiro de polvilho e natal. Acompanhamentos de nata, schmier, geléias, manteiga, margarina e maionese.

Fonte: Ass. de Imprensa Prefeitura – Foto: Cristiane Luersen

By |2010-03-23T00:00:00-03:00março 23rd, 2010|Sem categoria|Comentários desativados em Parque Histórico de Lajeado agora tem café colonial para incrementar o turismo

About the Author: