Palestras no Turisvales abordam Linhas de financiamento e promoção de vendas para a expansão do turismo

///Palestras no Turisvales abordam Linhas de financiamento e promoção de vendas para a expansão do turismo

Palestras no Turisvales abordam Linhas de financiamento e promoção de vendas para a expansão do turismo

Marlon Bentlin

Marlon Bentlin

O segundo dia do Salão de Turismo dos Vales – Turisvales, que acontece no Parque do Imigrante, ampliou os debates sobre o momento do turismo gaúcho e brasileiro.

A Sala Erva-Mate sediou, na manhã desta sexta-feira, dia 16, dois encontros focados na expansão e desenvolvimento do setor. O gerente regional para os Vale do Taquari e Rio Pardo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Marlon Bentlin, falou sobre as “Linhas de Financiamento para Hotéis, Pousadas e Restaurantes”. Em seguida, o gerente geral do Vital Card, segmento oferecido pela empresa Schultz, Rafael Turra, explanou sobre “A melhor maneira de promover as vendas do seu hotel ou pousada”.

Bentlin deu explicações sobre o financiamento a longo prazo para implantação, expansão e modernização de investimentos ligados ao turismo. “Os itens financiáveis são obras civis, como construção e reformas, equipamentos nacionais novos, cadastrados na FINAME (linha de crédito do BNDES) e capital de giro associado a investimentos. As taxas dos financiamentos variam entre 3,5% e 10% ao ano, com prazos de até 120 meses”, afirmou.

Ele também instruiu quais as linhas de financiamento para micro, pequenas e médias empresas para inovação de produtos, processos organizacionais e marketing. “Inovação do projeto é definida como bens, métodos, serviços ou processos novos ou significativamente melhorados que caracterizem a inovação”, apontou.

Essa linha tem um prazo de pagamento de até oito anos. O custo é Taxa de Juros de Longo Prazo. Os valores variam de R$ 150 mil a R$ 10 milhões. Bentlin comentou sobre o sistema de desenvolvimento do Estado e as ferramentas de apoio ao investidor, assim como as formas de encaminhamento de projetos e suas exigências. “Para utilizar as linhas é necessário um bom projeto. Por exemplo, para quem quer abrir um hotel, é preciso o número de leitos, valor do investimento, certidões em dia, bom retrospecto de cadastro, entre outros itens”, explicou.

Para o desenvolvimento do turismo regional, Rafael Turra sugeriu a criação de um comitê ou associação entre os agentes. “Precisamos nos juntar e trabalhar em conjunto e mostrar que somos fundamentais para o turismo. Se vocês todos se unirem, participando de eventos e mostrando o que possuem de melhor para ser explorado, será a melhor forma para o crescimento do setor”, sugeriu.

Conforme ele, a estratégica da Schultz é saber como o hotel ou pousada pode atingir o seu público para a venda. “Um dos pontos é a união. A partir dela, os custos são minimizados e a divulgação e a participação em eventos são ampliadas”, completou.  

Enestur finaliza primeiro dia de palestras

Três palestras na tarde desta sexta-feira, dia 16, encerraram o primeiro dia de atividades do 2º Encontro Estadual de Turismólogos e Profissionais de Turismo (Enestur).

Os palestrantes foram o presidente nacional da Associação Brasileira dos Bacharéis, Profissionais e Estudantes em Turismo (ABBTUR), Elzário Pereira da Silva Júnior; a diretora de eventos da Setur/RS, Camila Mumbach; e o empresário Samuel da Silveira, diretor de Relações de Mercado do Hotel Vila Ventura, que abordou a temática “A Atuação dos Meios de Hospedagem no Desenvolvimento do Turismo”.

O Enestur prossegue neste sábado, dia 17, a partir das 9h. São cinco palestras programadas. O Encontro termina às 17h30min no Auditório Chimarrão, no Parque do Imigrante.

Turisvales

O Turisvales é promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). A realização do Salão é da Lume Organização de Eventos e conta com as parcerias da Secretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS), Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Prefeitura de Lajeado, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Emater/RS-Ascar, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo no RS (ABBTUR-RS), Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Associação Gaúcha de Município s (AGM), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Studio Produtora, Vigilância Mühl, Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) e Sebrae. O patrocínio é de Corsan, Banrisul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O evento segue até este sábado, dia 17 de agosto, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Para outras informações acesse www.turisvales.com.br ou ainda www.facebook.com/turisvales.

Crédito: Juremir Versetti

Texto: Vitória Stürmer Bortoletti/ Ass. de Imprensa Turisvales

By |2013-08-17T17:44:17-03:00agosto 17th, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Palestras no Turisvales abordam Linhas de financiamento e promoção de vendas para a expansão do turismo

About the Author: