otícias urisvales começa disposto a criar novas oportunidades para o turismo da região

///otícias urisvales começa disposto a criar novas oportunidades para o turismo da região

otícias urisvales começa disposto a criar novas oportunidades para o turismo da região

Fontana definiu o Turisvales como um grande desafio

Fontana definiu o Turisvales como um grande desafio

A abertura oficial do 1º Salão de Turismo dos Vales – Turisvales aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 15, no Parque do Imigrante, em Lajeado.

Os discursos das autoridades ressaltaram que o evento surge como grande oportunidade para impulsionar o turismo dos Vales Taquari e Rio Pardo.

O coordenador do Salão, Rafael Fontana, definiu o Turisvales como um grande desafio. Ele agradeceu o apoio dos empreendedores, das rotas e roteiros, e dos poderes públicos, por serem parceiros na proposta de organizar o Salão. “São muitas pessoas vocacionadas que compartilham essa ousadia e contribuem com suas experiências, dedicação, sonhos, qualidades e projetos”, afirmou.

Fontana também destacou a contribuição da Secretaria Estadual de Turismo. Para ele, a Setur/RS tem sido a indutora para que as regiões empreendam ainda mais. “Esse apoio nos possibilitará atingirmos um nível de excelência em nossos produtos turísticos para podermos ofertá-los não somente regionalmente, mas para colocá-los nas prateleiras de agentes de viagens de todo mundo”, acrescentou.

O coordenador reconhece que há muito trabalho a ser feito, mas acredita que as oportunidades são grandiosas. “O momento é agora, cabe a cada um detectar, qualificar-se, compreender a expectativa do cliente, ajustar o produto se for preciso, promover e comercializar. O convite está feito, a adesão é livre e a oportunidade é de todos”, disse.

O presidente da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Carlos Corrêa da Rosa, ressaltou que o desenvolvimento do turismo nos Vales acontece em conjunto. “Estamos tendo a chance de mostrar que os Vales Taquari e Rio Pardo têm como objetivo a promoção e o desenvolvimento do turismo de forma integrada”, enfatizou. Para o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Vanildo Roman, o evento já é sucesso pela movimentação do primeiro dia.

O delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RS, Marcos Regelin, argumentou que o turismo representa grande oportunidade para a agricultura familiar da região se desenvolver, além de proporcionar qualidade de vida.

O coordenador geral de eventos do Ministério de Turismo, Marcelo Borella, elogiou a ideia de realizar um Salão de Turismo no interior do Estado. “Vi um evento bem montado, organizado. O Ministério se sente honrado em marcar presença”.

A chefe de gabinete da Setur/RS, Cora Chiapetta, considerou o Salão uma iniciativa ousada e inovadora. “A Secretaria está focada em aumentar a competitividade do produto turístico no RS. E o Turisvales dá um grande passo para colaborar com essa estratégia”.

O prefeito de Lajeado, Luis Fernando Schmidt, pediu que os colegas gestores e os empreendedores da região tenham a mesma ousadia que os organizadores do Turisvales tiveram quando lançaram a ideia de criar o evento. “Se não valorizarmos o turismo, não vamos valorizar a indústria, a cultura, as etnias e outros tantos segmentos”.

O deputado estadual Alexandre Postal, que representou a Assembleia Legislativa, afirmou que pensar em turismo é pensar nas futuras gerações. Já o deputado federal Ênio Bacci considerou o turismo um grande desafio. “Há muito o que fazer. Temos belezas naturais que poucas regiões têm, mas quando o turista vem, ele quer muito mais que isso. O Turisvales é o primeiro passo de uma grande caminhada que temos pela frente”, apontou.

O secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, declarou que o desafio do governo é fazer o Estado se desenvolver para gerar emprego e renda. “E o turismo contribui para isso. O turismo é uma de nossas prioridades”.

Também participaram da solenidade o presidente da Associação Gaúcha de Municípios (AGM), José Odair Scorsatto; a prefeita de Mato Leitão e representante da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo, Carmen Göerck; o prefeito de Progresso e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari, Edgar Cerbaro; o secretário de Cultura de Lajeado, Eduardo Gomes; e o presidente da Associação de Vereadores do Vale do Taquari, Lourival Silveira.

Turisvales

O Turisvales é promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). A realização do Salão é da Lume Organização de Eventos e conta com as parcerias da Secretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS), Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Prefeitura de Lajeado, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Emater/RS-Ascar, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo no RS (ABBTUR-RS), Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Associação Gaúcha de Municípios (AGM), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Studio Produtora, Vigilância Mühl, Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) e Sebrae. O patrocínio é de Corsan, Banrisul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O evento segue nos dias 16 e 17 de agosto, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Para outras informações acessewww.turisvales.com.br ou ainda www.facebook.com/turisvales.

Texto: Diogo Daroit Fedrizzi/Ass. Imprensa Turisvales

Foto: Juremir Versetti

By |2013-08-15T20:24:34-03:00agosto 15th, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em otícias urisvales começa disposto a criar novas oportunidades para o turismo da região

About the Author: