Nova Bréscia: Criada no início do ano, nova Secretaria incrementa ações nas áreas do Esporte, Turismo e Indústria

///Nova Bréscia: Criada no início do ano, nova Secretaria incrementa ações nas áreas do Esporte, Turismo e Indústria

Nova Bréscia: Criada no início do ano, nova Secretaria incrementa ações nas áreas do Esporte, Turismo e Indústria



Passados cinco meses de sua instalação, a Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer de Nova Bréscia já contabiliza resultados positivos. A avaliação é do secretário João Sérgio Rockembach. Depois de um período de estruturação, que durou aproximadamente 60 dias, as primeiras ações começaram a ser desenvolvidas procurando atender os diferentes setores.

Indústria e Comércio

Incentivar à instalação de novas empresas e dar condições de ampliação às já existentes são as prrioridades da área. Segundo Rockembach, neste primeiro semestre, apesar da crise financeira, a administração bresciense já destinou incentivos para cinco indústrias. São recursos que certamente trazem benefícios para o nosso município, como emprego e arrecadação. 30 novos empregos já foram gerados neste ano”, diz o titular da pasta. “Outras cinco empresas estão na lista de espera para receberem recursos. Acreditamos na parceria entre a administração e os empresários que queiram se estabelecer em Nova Bréscia, e com aqueles que desejam ampliar os seus negócios, para que tenhamos cada vez mais indústrias”.

O secretário revela que o município tem preocupação também com a qualificação profissional. Além de já garantir o pagamento de 50% aos jovens que participam de cursos profissionalizantes, a administração planeja, ainda, para os próximos meses, incentivar o envolvimento de empresários e de funcionários em cursos de capacitação organizados pelo Senai e pelo Sebrae. Queremos oferecer uma relação melhor de trabalho entre o patrão e o empregado”, diz Rockembach.

Esporte

Atualmente, a prefeitura é parceira, junto com a Liga Bresciense de Futebol Amador, na realização do Campeonato Municipal de Futsal. A competição reúne 23 equipes, divididas em três categorias (força-livre, máster e feminino). Os jogos acontecem no Ginásio de Esportes, no centro da cidade. A Administração repassou uma verba para custear as despesas com arbitragem e material esportivo. Já o Banco Sicredi patrocina a premiação, com troféus e medalhas.

A Administração de Nova Bréscia também contribui para a participação de clubes no Campeonato Regional da Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata), com início previsto para o dia 16 de agosto. O Botafogo de Linha Jacarezinho e o Imigrante de Linha Tigrinho disputam a Série A.

De acordo com João Sérgio Rockembach, o objetivo para o segundo semestre é organizar um calendário de eventos esportivos visando o ano de 2010. “Vamos nos reunir com a Liga Bresciense de Futebol Amador e outras lideranças esportivas para desenvolvermos este trabalho. Queremos abranger diferentes modalidades durante todo o ano, tais como, futebol, futsal, vôlei, basquete, xadrez e bocha”, salienta o secretário. “Outra meta é viabilizar uma Olimpíada entre empresas brescienses, a fim de incentivar a participação dos funcionários”.

Turismo

O setor turístico é considerado como um dos empreendimentos mais lucrativos para o futuro. Nova Bréscia integra o G9, grupo de nove municípios da Região Alta do Vale do Taquari, que segue orientações da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

De acordo com João Sérgio Rockembach, o primeiro passo é qualificar os jovens. “A Amturvales vai oportunizar cursos de orientação. Vamos destacar três ou quatro brescienses para que participem desta qualificação. Serão chamados de Condutores de Turistas. Além de outros cursos para empresários que queiram investir em turismo”, explica o secretário.

Além de preparar o município para receber os visitantes, Nova Bréscia também planeja a elaboração de um roteiro turístico. “Junto com a Amturvales, já analisamos alguns pontos que entrarão neste roteiro. Queremos disponibilizar dois ou três locais para a visitação”, diz Rockembach.

Texto: Caroline Rodrigues/Portal Região dos Vales

Foto: Divulgação

By |2009-07-29T00:00:00-03:00julho 29th, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Nova Bréscia: Criada no início do ano, nova Secretaria incrementa ações nas áreas do Esporte, Turismo e Indústria

About the Author: