Natureza e diversão em Tamanduá

///Natureza e diversão em Tamanduá

Natureza e diversão em Tamanduá



Projeto de caminhadas orientadas reuniu dezenas de participantes ontem no interior de Marques de Souza

Marques de Souza- O domingo 27.11 foi de exercício para a mente e o corpo de setenta e duas pessoas que participaram da caminhada entre as localidades de Linha Orlando e Tamanduá. O trajeto de sete quilômetros foi percorrido em cerca de duas horas, mas as atividades iniciaram bem cedo no distrito de Tamanduá, quando após a mensagem de boas vindas pelos integrantes da ONG Expedição Rio Forqueta, que coordena o projeto Caminhos da Colônia, os participantes seguiram em ônibus especial até Linha Orlando. Pelo caminho, muita animação através do gaiteiro Airton de Souza, ao som de cançõespopulares. A comitiva foi recepcionada na propriedade de José Guimarães, ponto de partida da caminhada, onde foi ofertado o café da manhã, com o leite recém ordenhado. Pelo trajeto, igreja, escola dasativada, a contemplação da natureza, através de quedas de água, araucárias, Xaxins, bromélias e plantações de milho. Um dos locais que mais chamou a atenção foi o trecho calçado com paralepípedos, no acesso a antiga sede da empresa Conforto de Lajeado. Na chegada ao distrito de Tamanduá, outra surpresa. Após degustarem suco de uva na propriedade de Jair Bazzo, os participantes foram recepcionados pela rainha da ExpoMarques 2011, Paula Artus, que conduziu um grupo num carretão agrícola até o local do almoço. Para o diretor de eventos da Amturvales, a iniciativa é louvável. “Isto que vivenciamos em Tamanduá, é uma demonstração de que não necessitamos depender somente do poder público. A comunidade organizada pode realizar eventos com o apoio da iniciativa privada”, comentou.Para o coordenador da ONG, Alício de Assunção, a segunda edição do evento confirma que o mesmo veio para ficar. “Recebemos o dobro de participantes em relação a edição anterior. Todos levam uma excelente imagem de nossa localidade. Isto nos incentiva a programarmos a próxima edição para 2012”. O projeto conta com o apoio da Amturvales, Academia Atividade, Papaléguas, Água mineal do Campo, Lojas Certel, Drogativa Farmácias, Transportes Marquesul, O Informativo do Vale e Radio Integração FM.

Box um

Reencontro

Para o engenheiro agrônomo da Emater/RS Ascar, Paulo Conrad, residente em Estrela, mas natural da localidade, o evento foi proveitoso.”Além de realizarmos uma leitura da paisagem, observando o cenário local, reencontramos amigos. Hoje vemos a dificuldade dos moradores em residirem em áreas declivadas, difíceis de plantar. É uma iniciativa que não deve parar”, observou.

Box dois

Para portoalegrenses verem

Vindas da capital, as amigas Marta Lucian e Eliana Provenzi, adquiriram produtos coloniais e aprovaram a iniciativa. “A interação com o grupo e com a natureza, além de reviver momentos e lugares que nos remetem à infância, fazem da caminhada algo muito especial. Na próxima vez, traremos amigos de Porto Alegre para conhecer nossa localidade”.

Fotos Alício de Assunção

By |2011-11-29T00:00:00-02:00novembro 29th, 2011|Sem categoria|Comentários desativados em Natureza e diversão em Tamanduá

About the Author: