Museu do Pão recebe prêmio Rino Levi

///Museu do Pão recebe prêmio Rino Levi

Museu do Pão recebe prêmio Rino Levi



Cerimônia foi realizada no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e dirigida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil

Do Informativo, de Lajeado

Por Carine Schwingel

O Museu do Pão tem destacado Ilópolis no cenário nacional e tornou-se uma referência em arquitetura. E em razão da beleza do local, mais uma vez foi agraciado com destaque em São Paulo com o prêmio Rino Levi, concedido ex æquo (em igualdade) para Rodrigo Cerviño Lopez, com a Galeria Adriana Varejão; e Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Anselmo Turazzi, com o prédio de Ilópolis. Ocorreu na última semana, em cerimônia no Museu de Arte de São Paulo (Masp) do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento de São Paulo.

Com uma expressiva presença de arquitetos de várias gerações, tanto de São Paulo capital quanto do interior do Estado, a entidade – representada por sua presidente, Rosana Ferrari, e pela coordenadora do júri, Liane Makowski Almeida – destacou projetos em várias categorias. Após as premiações, o arquiteto Marcos Acayaba, coordenador do júri de projetos, fez um breve discurso, destacando a importância e relevância do momento.

Segundo Acayaba, na época de sua formação, logo após o Al-5 e a cassação dos professores Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha e Jon Maitrejean, sucedeu-se na década de poucas possibilidades da discussão sobre a cidade, com ausência de revistas especializadas, raras premiações e pouquíssimos concursos. Na seqüência, Acayaba leu o nome dos ganhadores das principais distinções da noite, os prêmios Carlos Barjas Milan para projetos, e Rino Levi para obras construídas, este concedido ao Museu do Pão. Após a premiação, foi aberta a exposição dos projetos premiados e oferecido um coquetel aos presentes.

Saiba mais

– O imóvel, construído em madeira no início do século passado, voltou a funcionar no começo de fevereiro, depois de cinco anos de restauração. De lá para cá virou motivo de orgulho para Ilópolis.

– Na lista de autoridades que homenagearam a iniciativa estão, por exemplo, dois ministros da Cultura e a governadora do Estado, Yeda Crusius.

– Já figurou no Atlas Mundial de Arquitetura Contemporânea, considerado a bíblia do segmento, e conquistou recentemente o principal prêmio concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em uma das sete categorias, a Preservação de Bens Móveis e Imóveis.

– Até em Barcelona o projeto já esteve, no Festival Mundial de Arquitetura; em Tóquio, numa exposição assinada pelo arquiteto Marcelo Carvalho Ferraz para marcar o centenário da imigração; e em Londres.

By |2008-12-17T00:00:00-02:00dezembro 17th, 2008|Sem categoria|Comentários desativados em Museu do Pão recebe prêmio Rino Levi

About the Author: