Museu Bruno Born: História de Lajeado em rede nacional

///Museu Bruno Born: História de Lajeado em rede nacional

Museu Bruno Born: História de Lajeado em rede nacional



Por Danton Boattini Júnior, do Informativo do Vale

O berço que pertenceu a Bruno Born e a vestimenta típica dos colonizadores da região agora fazem parte de uma rede nacional. O museu histórico que leva o nome do ex-prefeito, situado na Casa de Cultura, recebeu a certificação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM). A medida foi publicada no Diário Oficial do dia 29 de dezembro. Com isso, a instituição poderá receber recursos do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) para reformas e melhorias.

A notícia foi recebida com entusiasmo pela prefeita Carmen Regina Cardoso, que comemorou como um presente pelos 118 anos do município – o aniversário é na próxima segunda-feira. “Para nós é um reconhecimento, pois agora passamos a integrar a rede de museus do Brasil”, ressalta.”Vamos trazer mais recursos de Brasília.” Ela destaca a possibilidade de modernização do espaço, e menciona que, desde a inauguração, o museu passou por várias melhorias. O secretário de Cultura, Gerson Teixeira, lembra que o enquadramento havia sido solicitado na gestão anterior. “Várias possibilidades agora se abriram”, acredita.

O museu recebe todo ano cerca de seis mil visitantes. Para continuar atendendo a essa demanda, novas adaptações devem ocorrer. “Até maio deveremos mandar um projeto”, informa a coordenadora da casa, Maria Mirta Majolo. De acordo com ela, antes de receber o certificado, um questionário com 60 perguntas teve de ser respondido ao SBM. A coordenação do museu aguardava há mais de um ano pela confirmação.

Histórico

O museu foi criado em 1982, mas durante muito tempo seus objetos foram guardados no porão da prefeitura. Em 1994, passou a funcionar no Parque do Engenho. Por causa da excessiva umidade do local, foi transferido para a Casa de Cultura em 1998. O acervo do museu foi formado por doações feitas pela comunidade. Entre os 1,2 mil objetos estão armas, medalhas e utensílios domésticos que representam os hábitos e costumes dos colonizadores alemães e italianos do Vale do Taquari, em especial de Lajeado. O Museu Bruno Born está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Saiba mais

De acordo com o Ministério da Cultura, a certificação no Sistema Brasileiro de Museus tem o princípio de promover a valorização e preservação do patrimônio cultural do país, considerado um fator de inclusão social e cidadania por meio do desenvolvimento das instituições museológicas.

By |2009-01-22T00:00:00-02:00janeiro 22nd, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Museu Bruno Born: História de Lajeado em rede nacional

About the Author: