Municípios aguardam liberação de linha ferroviária para implantação de projeto turístico

///Municípios aguardam liberação de linha ferroviária para implantação de projeto turístico

Municípios aguardam liberação de linha ferroviária para implantação de projeto turístico



Municípios aguardam liberação de linha ferroviária para implantação de projeto turístico.

Em fevereiro de 2006, o prefeito de Estrela, Celso Brönstrup e o prefeito de Colinas Edelbert Jasper, então presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales ? Amturvales estiveram em Curitiba/PR na empresa ALL ? América Latina Logística, em audiência com os diretores do Patrimônio da ALL, Pedro de Franco e Priscila Cláudia Pereira. O objetivo do encontro foi entregar o Projeto de Implantação do Trem Turístico dos Vales e Montanhas e solicitar a autorização para o transporte ferroviário de passageiros, cuja empresa concessionária da malha ferroviária local é a ALL.

De momento, as negociações avançaram e os municípios aguardam a liberação da linha ferroviária para implantação do projeto. Até a liberação, será feito um estudo das condições técnicas e de tempo, ou seja, a utilização da ferrovia para trens de carga e de turismo. Após a liberação, a intenção é adquirir locomotivas, cujo contato já foi feito com a Superintendência do Porto de Rio Grande, onde se encontram duas locomotivas que já haviam sido oferecidas ao Porto de Estrela há anos atrás. Esta negociação também avançou, e os municípios aguardam o fechamento das negociações para adquirir as locomotivas. Outra etapa é a possível aquisição de vagões, onde haverá a busca por empresários para explorar este segmento, especialmente quanto ao custo de operação. Segundo os prefeitos, várias etapas ainda deverão ser vencidas e tudo está sendo feito em busca de um sonho, para proporcionar momentos de lazer diferenciados aos visitantes e moradores locais.

O QUE É O PROJETO:

O Projeto busca implantar uma rota turística entre Estrela e Guaporé e, num segundo momento, até Passo Fundo. Atualmente, esta linha ferroviária entre Estrela e Guaporé está em atividade apenas com trens de carga. Estrela e Colinas, através da Amturvales, são os municípios encabeçados para efetuarem as negociações e são os que tomaram a iniciativa para a elaboração deste projeto. Brönstrup e Jasper comentam que foram muito bem atendidos pela ALL e ficaram impressionados pela demonstração de interesse dos profissionais da empresa em analisar a reivindicação solicitada.

O Projeto de Implantação do Trem Turístico dos Vales e Montanhas tem o objetivo de apoiar as iniciativas de divulgação dos atrativos geográficos, do resgate histórico, da preservação e desenvolvimento dos valores culturais, tradições e costumes da Região do Vale do Taquari. Também é muito importante dentro do contexto turístico da região, pelas riquezas naturais e arquitetônicas apresentadas no trajeto entre Estrela e Guaporé. O Projeto busca, assim, contribuir para a preservação do patrimônio histórico-cultural e da memória das ferrovias, bem como, tornar de conhecimento público e aproveitar como referencial turístico, o conjunto das mais expressivas obras de engenharia ferroviária existentes no Estado. A operacionalização de passeios ferroviários será o grande diferencial mercadológico que complementará o conjunto de atrações já existentes, das quais destacam-se o uso de barcos para passeios pelo Rio Taquari e os inúmeros roteiros intermunicipais e regionais que exploram as características geográficas, climáticas, culturais e históricas.

By |2007-08-21T00:00:00-03:00agosto 21st, 2007|Sem categoria|Comentários desativados em Municípios aguardam liberação de linha ferroviária para implantação de projeto turístico

About the Author: