Muçum: Projetando o Futuro para o Turismo

///Muçum: Projetando o Futuro para o Turismo

Muçum: Projetando o Futuro para o Turismo



No dia 06 de novembro realizou-se uma reunião no município de Muçum entre a Secretaria da Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, representado pela secretária Roseli Predebbon Bastiani e Professora Terezinha Dal Magro Nardi e a Secretaria da Agricultura representada por Josiane Cipriani. Além da participação da administração, a reunião constou a presença de representantes da EMATER/ASCAR-RS Jairo Belini ePaulo Rodrigues. Também estava presente o professor e historiador Dario Homann.

Este encontro foi realizado para discutir e avaliar as visitas feitas a todasas comunidades do interior do município pelo grupo. Esta visita objetivou fazer um levantamento fotográfico e informativo do potencial turístico no meio rural do município de Muçum.

O grupo constatou que no município de Muçum há potencial para formatar um caminho turístico e futuramente criar um produto visando o desenvolvimento do turismo sustentável. Além disso, com a vinda do turismo ferroviário e aumento do fluxo de turistas a iniciativa privada através dos vários segmentos como: setor hoteleiro, gastronômico, artesanato, artístico enfim a comunidade em geral e que deseja entrar para os negócios do turismo têm que estar preparada para receber, informar, vender e garantir a volta deste turista.

A Secretária da A. Social, Cultura , Turismo e Desporto de Muçum juntamente com parcerias realizadas com Emater, Senar STR, demais secretarias do município,vem realizando neste ano de 2009 um conjunto de ações, que fazem parte da responsabilidade do setor público de incentivar, oportunizar e oferecer apoio a inicitiva privada a entrar para a indústria turística. Entre estas ações citamos encontros, debates entre os mais diversossegmentos da sociedade como: a Secretaria da Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto de Muçum, representantes do setor hoteleiro, postos de gasolina, clubes, associações, entidades de classe e comunidade em geral, oferecemos ainda cursos de jardinagem e paisagismo urbano, culinária, artesanato entre outros. Aconteceram ainda encontros visando à necessidade de fortalecer a integração entre os municípios de Muçum, Roca Sales, Dois Lajeados e Vespasiano Correa, para conversações com o objetivo de formar o G4 do turismo.

Na reunião ficou pré estabelecido as regiões do município de Muçum com maior potencial e suas características a serem exploradas. Além disso, definiu-se que no dia 20 de dezembro (domingo), dentro das programações do “Natal e Calçadão no ano do Jubileu de Ouro de Muçum” se fará pela 1ª vez o lançamento do início da colheita de uva de mesa no município de Muçum. Será oferecido todos os tipos de uva de mesa pronta para o consumo e colhidas no município a todo os que estiverem interessado a comprar.

Fonte/Foto: Secretaria da Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto.

By |2009-11-11T00:00:00-02:00novembro 11th, 2009|Sem categoria|Comentários desativados em Muçum: Projetando o Futuro para o Turismo

About the Author: