Mostra gastronômica à base de nozes e leite apresenta a 5ª FestLeite e G10 lança revista da Erva-Mate durante o Turisvales

///Mostra gastronômica à base de nozes e leite apresenta a 5ª FestLeite e G10 lança revista da Erva-Mate durante o Turisvales

Mostra gastronômica à base de nozes e leite apresenta a 5ª FestLeite e G10 lança revista da Erva-Mate durante o Turisvales

Os produtos à base de nozes e leite puderam ser degustados na tarde deste sábado, dia 17, durante o Salão de Turismo dos Vales – Turisvales. As delícias fazem parte do cardápio da 5ª FestLeite de Anta Gorda. A mostra ocorreu no pavilhão das Rotas e Roteiros Turísticos, no estande da Rota da Erva-Mate e Caminhos dos Moinhos. Entre as guloseimas, foram oferecidos bolo de nozes, nozes caramelizados, pão de queijo, docinhos e espumante.

O prefeito de Anta Gorda, Neuri Dalla Vecchia, falou sobre a importância do evento para a divulgação da produção local. “São cerca de 22 milhões de litros de leite por ano. Além da agricultura, temos os pontos turísticos que atraem grande quantidade de visitantes, como o Memorial da Noz Pecan, a Parada Toigo e a gruta, no Distrito de Itapuca. Desta forma, quero salientar que o turismo é feito em parceria entre o Poder Público e o setor Privado. Sem o apoio dos dois não haveria o que temos hoje”, disse.

A 5ª FestLeite ocorre de 24 a 27 de abril de 2014, no Parque de Eventos de Anta Gorda. Na programação aparecem Salão da Gastronomia, Simpósio do Leite e da Noz Pecan, Exposição do Gado Leiteiro, comemorações do cinquentenário do município, Feira Comercial e Industrial e shows.

Lançamento da revista da Erva-Mate Durante a degustação, as cidades que compõe o G10 – Grupo dos 10 municípios da Região Alta do Vale do Taquari – lançaram a segunda edição da revista da Rota da Erva-Mate. Com textos produzidos em três idiomas – português, espanhol e inglês -, o material mostra as belezas naturais, históricas e culturais e os pontos turísticos de Anta Gorda, Encantado, Ilópolis, Doutor Ricardo, Putinga, Arvorezinha, Relvado, Itapuca, Nova Bréscia e Coqueiro Baixo. São 32 páginas editadas pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), em parceria com o G10.

Conforme o presidente da Amturvales, Vanildo Roman, quem dá sustentação ao Roteiro da Erva-Mate são os municípios. “Esse roteiro já está consolidado. O material serve para reforçar o que oferecemos para os visitantes, promovendo o turismo local e regional”, disse.

Turisvales O Turisvales é promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp). A realização do Salão é da Lume Organização de Eventos e conta com as parcerias da Secretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS), Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Prefeitura de Lajeado, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Emater/RS-Ascar, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo no RS (ABBTUR-RS), Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Associação Gaúcha de Municípios (AGM), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Studio Produtora, Vigilância Mühl, Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) e Sebrae. O patrocínio é de Corsan, Banrisul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O evento encerrou neste sábado, dia 17 de agosto, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Para outras informações acesse www.turisvales.com.br ou ainda www.facebook.com/turisvales.

Texto: Vitória Stürmer Bortoletti/Ass. de Imprensa do Turisvales
Foto: Juremir Versetti

By |2013-08-19T14:18:21-03:00agosto 19th, 2013|Sem categoria|Comentários desativados em Mostra gastronômica à base de nozes e leite apresenta a 5ª FestLeite e G10 lança revista da Erva-Mate durante o Turisvales

About the Author: