Iniciada venda de pacotes do Roteiro Gemas & Jóias

///Iniciada venda de pacotes do Roteiro Gemas & Jóias

Iniciada venda de pacotes do Roteiro Gemas & Jóias



Três agências já estão credenciadas para comercializar passeios pela rota turística da qual Lajeado faz parte

Do Informativo, de Lajeado

O Roteiro Turístico das Gemas e Jóias do Rio Grande do Sul foi apresentado ao trade turístico gaúcho no evento Conversando sobre o Turismo, em Porto Alegre. A mostragem ocorreu recentemente, na capital, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari. Conforme o presidente da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Rafael Fontana, “esse é um roteiro que integra várias regiões do Estado e vai dar visibilidade à importância das pedras preciosas”. Ele salientou que os municípios que fazem parte do roteiro deverão se transformar em centros de visitas de turistas de outros estados, e inclusive do exterior. Fontana destacou que três agências de turismo já se credenciaram para comercializar o roteiro – Imitur, Fellini Turismo e Rota Cultural. Informações sobre a comercialização do roteiro podem ser encontradas nos sites da www.imitur.com.br www.felliniturismo.com.br e www.rotacultural.com.br

O roteiro tem como objetivo valorizar as pedras preciosas existentes no Rio Grande do Sul, que são um patrimônio natural, bem como a fabricação de jóias, para atrair turistas estrangeiros no segmento de compras e negócios, aquecendo o turismo interno. Desde novembro de 2007, com o apoio da Amturvales; Fundectur; Secretaria Estadual do Turismo, Esporte e Lazer; Ministério do Turismo; e Instituto Brasileiro de Gemas e Jóias (IBGM), são realizadas reuniões técnicas para organizar e planejar o roteiro, do qual fazem parte os municípios de Porto Alegre, Estrela, Lajeado, Guaporé, Soledade, Frederico Westphalen e Ametista do Sul.

Envolvimento

Estão envolvidas cidades que exploram o mercado das gemas e das jóias no Rio Grande do Sul, mostrando a cultura derivada dessa atividade econômica: as minas e os garimpeiros, seus utensílios de trabalho, evolução no processo de lapidação, a industrialização e o comércio das gemas, as pedras brutas para colecionadores, a transformação em objetos utilitários, de decoração ou em jóias das mais diversas formas e tipos.

Porto Alegre Museu de Ciências da PUC, Museus de Geologia e Mineralogia, ônibus Linha Turismo, maior diversidade gastronômica e de hospedagem do Estado. Estrela (BR-386) – Visita à Coopedras, citytour local e roteiro turístico Delícias da Colônia.

Lajeado (BR-386) Visita a pontos de industrialização e comercialização de gemas (produtos em ágata, ametista e citrino), ao Doctor Day Spa e ainda visita aos parques Histórico e do Imigrante.

Guaporé (RS-129) Visita ao centro de compras da cidade, maior centro produtor de jóias folheadas e lingerie.

Soledade (BR-386)

Visita ao maior centro de comercialização de gemas do Sul do Brasil – peças especiais em ametista, calcita, citrino e gipsita; cristais, jóias e pedras brutas.

Frederico Westphalen (BR-386) Visita à Mina de Calcita, maior mina a céu aberto do mundo.

Ametista do Sul Capital mundial da pedra ametista, visita ao Museu Ametista Parque e à coleção de pedras raras; à mina de garimpo, com galerias subterrâneas totalmente preparadas para receber o turista; à igreja decorada com pedras preciosas e à Pirâmide de Energização, no Centro da cidade. Compras de pedras preciosas e jóias.

By |2008-09-02T00:00:00-03:00setembro 2nd, 2008|Sem categoria|Comentários desativados em Iniciada venda de pacotes do Roteiro Gemas & Jóias

About the Author: