Imigrante: Entre o Vale e a Serra

///Imigrante: Entre o Vale e a Serra

Imigrante: Entre o Vale e a Serra

A cultura e os valores trazidos pelos alemães ainda são mantidos nas tradições, principalmente no kerb e nos animados bailes, onde o chopp e a cerveja são motivos de alegria e diversão. Por outro lado, os italianos ainda mantêm as tradições dos antepassados traduzidas nas religiosidades, hábitos alimentares, arquitetura e no modo de falar.

Esse é o município de Imigrante, resultado da união de dois distritos de municípios diferentes, criado em 1988, Arroio da Seca pertencente a Estrela (colonizado por alemães) e Daltro Filho, distrito de Garibaldi (povoado por italianos). O nome é uma justa homenagem aos imigrantes e seus descendentes, cuja descendência compõe a maioria dos atuais habitantes desse prospero município.

Imigrante é privilegiado pela exuberante natureza. A cidade também é referência nacional com relação a cactos, já que possui uma estufa que produz as mais variadas espécies, tanto nacionais ou originarias de outros paises.

O Convento São Francisco de Assis, construído na década de 1940, com pedra grês, em Daltro Filho, é o principal patrimônio arquitetônico do município, No centro da cidade ressalta-se a Igreja da Paz (IECLB), construída em 1923, onde a peculiaridade está na pintura externa.

Paixão de Cristo

A encenação ?Paixão de Cristo? é apresentada anualmente no final de semana anterior à Páscoa, em cenário natural junto ao Convento; compõe-se de 30 cenas; reúne aproximadamente 70 atores da comunidade local e é o evento municipal de maior atração de publico regional.

Convento São Boaventura

Construído por volta de 1940, em pedra grês, o Convento São Boaventura, localizado no Bairro Daltro Filho, se constitui na mais importante obra arquitetônica do Município. Além de formar estudantes da Ordem Franciscana, o local também acolhe grupos para congressos, retiros e seminários, que ficam encantados pela beleza do local. Junto ao Convento, localiza-se o Cemitério dos Freis Franciscanos, onde está sepultado o Cardeal Dom Aloísio Lorscheider.

A maior estufa do Brasil

Imigrante também é conhecido por abrigar a maior estufa do Brasil de cactos naturais aberta à visitação. São cerca de 1000 espécies, distribuídas numa área construída por 8 mil m², das quais 800 espécies são comercializadas. O local é aberto para o publico e fica no centro da cidade.

By |2008-09-26T00:00:00-03:00setembro 26th, 2008|Sem categoria|Comentários desativados em Imigrante: Entre o Vale e a Serra

About the Author: